O governo brasileiro concluiu nesta terça-feira (24) um acordo com a Alemanha para doação de até 25,5 milhões de euros (R$ 163 milhões) do banco estatal de fomento alemão KfW para incrementar a sustentabilidade da agricultura, pecuária e cadeia da madeira na Amazônia.
Os alemães entraram como financiadores do projeto Inovação nas Cadeias Produtivas da Agropecuária para a Conservação Florestal na Amazônia Legal. O objetivo é levar mecanismos de inovação para aumentar a produtividade e o valor agregado a produtores de carne, soja e de madeira.
O projeto é gerenciado pelo Ministério da Agricultura, tendo como agente financeiro o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA). O ministério quer levar ferramentas para que agricultores, pecuaristas e madeireiros possam ter melhor assistência técnica e acesso à tecnologia.
Previsto para durar até 2024, o projeto abrange cinco Estados: Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins. A Alemanha tem como um de seus objetivos certificar que seus fornecedores são “limpos” e não praticam desmatamento.