A luta do Bahia para se manter na primeira divisão promete ser intensa até o fim da Série A. Com a consciência de que não pode deixar pontos pelo caminho, o tricolor entra em campo neste sábado (6), contra o Goiás, às 19h, na Fonte Nova.
Com 36 pontos, o Esquadrão já abre a 35ª rodada dentro da zona de rebaixamento, consequência da vitória do Sport por 1×0 sobre o Botafogo no fechamento da 34ª. O time pernambucano empurrou o Bahia para o Z4, em 17º, e de quebra rebaixou o lanterna Botafogo.
Além disso, o jogo contra o Goiás é confronto direto. O tricolor vê o time alviverde logo abaixo na classificação, com 32 pontos. Nova derrota em casa, após ter perdido para o Fluminense por 1×0 na quarta-feira, seria uma catástrofe.
Restando só quatro jogos para o fim do Brasileirão, o duelo com o Goiás é o primeiro dos dois confrontos que o Bahia tem pela frente com equipes que também lutam contra o rebaixamento. Na penúltima rodada, visita o Fortaleza.
Nesse ponto, o time tem sido forte. No atual Brasileirão, o Bahia pontuou sobre quase todos os concorrentes diretos. A exceção foi o Sport, de quem perdeu em casa e fora.
Para se ter ideia, 20 dos 32 pontos conquistados pelo Bahia foram contra equipes que hoje estão no bolo para escapar da degola. Levando em consideração os três últimos colocados – já que o 17º lugar tem variado a cada rodada -, o aproveitamento é de 86%.
Enquanto isso, o Goiás, que é o 18º colocado, vive situação inversa. Apesar de ter conseguido bons resultados contra times que brigam pelo título, o esmeraldino costuma se complicar diante das equipes da ponta de baixo da tabela. Até aqui, o aproveitamento contra times no Z4 é de apenas 36%.
Apesar da posição do Goiás, o adversário do Bahia venceu dois dos últimos três jogos e vive relativa ascensão no campeonato. O Goiás surpreendeu ao desbancar Santos e Atlético-MG e perdeu do Fluminense, no Rio de Janeiro.
No primeiro turno, o Bahia suou para pontuar em Goiânia. Saiu atrás no placar e arrancou o empate aos 50 minutos do 2º tempo, em chute de Fessin.
Prováveis escalações:
Bahia: Douglas, Zeca, Ernando, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Ronaldo, Gregore e Daniel; Rossi, Gilberto e Thiago.
Goiás: Marcelo Rangel; David Duarte, Fábio Sanches e Iago Mendonça; Índio, Daniel, Jefferson, Shaylon e Henrique Lordelo; Vinícius e Fernandão.