A segunda dose da vacina CoronaVac começa a ser aplicada a partir da terça-feira (16) em Salvador, para quem recebeu a primeira dose em 19 de janeiro, segundo informação do Secretário Municipal da Saíde, Léo Prates, nesta sexta-feira (12).
A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), autorizou a aplicação da segunda dose a partir de segunda (15) e cada município deve administrar o início da aplicação do imunizante. A pasta informou ainda que o esquema da segunda dose vai começar pelos profissionais da saúde da linha de frente, idosos acima de 60 anos que vivem em asilos e indígenas aldeados, que são os grupos imunizados na primeira etapa da vacinação.
A recomendação da secretaria o é que as pessoas busquem os mesmos locais onde tomaram a primeira dose, levando a carteira de vacinação.
De acordo com o “Vacinômetro”, até a tarde desta sexta-feira , 110.970 pessoas já foram vacinadas em Salvador.
As primeiras doses da vacina contra o novo coronavírus chegaram à Bahia no dia 18 de janeiro. Ao todo, foram enviado aos estado 376.600 doses da Coronavac. A carga saiu de Minas Gerais com destino ao Aeroporto Internacional de Salvador.
A vacinação, no entanto, foi iniciada no dia seguinte, em 19 de janeiro, no santuário das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), localizado na Cidade Baixa. A primeira pessoa vacinada em solo baiano foi a enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos. Ela trabalha no Hospital Couto Maia, na linha de frente no combate à pandemia.
Além da enfermeira, foram imunizados na cerimônia simbólica, uma idosa de 83 anos, uma indígena e um médico do Samu. Após a cerimônia, outros 46 idosos do abrigo mantido pela Osid foram imunizados.