A Rússia divulgou, neste sábado (20), que identificou o primeiro caso de transmissão da cepa H5N8 da gripe aviária diretamente para seres humanos. As autoridades do país afirmaram que já notificaram a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ao menos sete pessoas foram contaminadas em uma granja. “A informação sobre o primeiro caso registrado no mundo de transmissão da gripe aviária (H5N8) para o ser humano já havia sido enviada para a Organização Mundial da Saúde”, disse a diretora da agência sanitária russa, a Rospotrebnadzor, Anna Popova.
Segundo ela, todos os infectados passam bem. No entanto, ela reforçou que o vírus ainda não está sendo transmitido entre seres humanos.
“Não está sendo transmitido de pessoa para pessoa, mas apenas o tempo irá dizer se futuras mutações poderão transpor essa barreira”, completou.
Já houve casos do vírus H5N8 em aves de outros países europeus como Alemanha, Eslováquia, Polônia e Hungria. O procedimento geral para evitar a disseminação do vírus é sacrificar a criação.