27 de setembro de 2024
  • :
  • :

Vacinas contra covid-19 vão acabar no fim de semana em Salvador

Vacinas contra covid-19 vão acabar no fim de semana em Salvador

As cerca de 30 mil doses de vacinas para imunizar idosos encerrarão no domingo (28), em Salvador. De acordo com o prefeito Bruno Reis, se o Ministério da Saúde não encaminhar mais doses de vacina, a imunização será suspensa na segunda-feira (1º).

“Muito provavelmente, no final de semana, nós vamos finalizar a última remessa de doses que foi encaminhada pelo governo federal, um universo de quase 30 mil doses. Nós só teremos condições de concluir no domingo os idosos de 80 anos”, disse o prefeito na manhã desta sexta-feira (26).

Essas vacinas estão sendo usadas para imunizar idosos a partir de 80 anos em primeira dose. Profissionais da saúde seguem sendo vacinados em segunda dose normalmente, porque o material já havia sido reservado no começo da vacinação.

Ainda segundo Bruno Reis, apesar da expectativa de chegada de mais doses no final de semana, para que a capital baiana não precise interromper a vacinação, não há previsão de chegada de mais imunizantes.

“Ainda não [há previsão de novas doses]. Estou conversando com nossa equipe, cobrando posição do Ministério, nós estamos aguardando a chegada das vacinas do Instituto Butantan e assim que essas doses chegarem à cidade, a gente de imediato começa a vacinação”, disse ele.

“Chegando doses nesse final de semana, na segunda-feira [1º] a gente continua a vacinação, a partir de 79 [anos], e vamos até 74 anos quando conclui o público da primeira fase”.

O prefeito atribuiu a falta de doses e a provável interrupção ao Ministério da Saúde. De acordo com ele, a falta da vacina é um dos motivos para as restrições na Bahia neste final de semana.

“Muito provavelmente nós só teremos condições de concluir no domingo os idosos de 80 anos. Temos equipe contratada, equipe mobilizada, todos os insumos, mas infelizmente há essa dificuldade da vacina e isso é um dos motivos que levaram a gente a adotar essas medidas mais duras de isolamento social. Tem o cronograma de vacina que não é cumprido, o iminente colapso da saúde pública e privada, e todas as circunstâncias que estamos com a nova variante que está circulando em Salvador”.

Foto: Reprodução TV Bahia




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *