Os limites para transferências e pagamentos através do Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), irão aumentar a partir desta segunda-feira, 1º.
Desde o lançamento do sistema, três meses atrás, essa mudança já estava prevista. O limite não é único para todos, pois varia conforme o cliente.
Os bancos são livres para estabelecer os limites. No entanto, o BC determinou que o novo valor deve ser, no mínimo, igual ao de transferência bancária (TED) ou do limite de compras para o cartão de débito de cada cliente.
Até este domingo, 28, o limite precisa ser, no mínimo, de 50% do disponibilizado para a TED ou 100% do limite de compras para o cartão de débito.
Agora, o limite mínimo é de 100% do valor permitido em TED e também o total permitido de gastos em cartão de débito.
A variação depende do horário da transição, se é um dia útil ou final de semana ou feriado e do canal usado para realizar a operação, como internet banking ou aplicativo.
Os usuários podem consultar os valores para transferência através dos aplicativos de seus bancos nos celulares, no internet banking, falando com os gerentes e por meio das centrais telefônicas das instituições financeiras dos bancos.
Fonte: Agência Brasil