O Palmeiras é tricampeão na temporada 2020. Depois de levantar as taças do Campeonato Paulista e da Libertadores, o Verdão faturou neste domingo (7) mais um troféu, dessa vez da Copa do Brasil. O título veio após a vitória por 2×0 sobre o Grêmio, no Allianz Parque.
No duelo de ida, em Porto Alegre, o time do técnico Abel Ferreira já tinha ganhado, por 1×0, gol de Gustavo Gómez. Por isso, tinha a vantagem de jogar por um empate. Mas desbancou o tricolor gaúcho também na segunda partida, com gols de Wesley e Gabriel Menino.
Uma tríplice coroa não era conquistada pelo Palmeiras desde 1993, quando levou os títulos do Paulistão, do Rio-São Paulo e do Brasileirão daquela temporada.
A Copa do Brasil de 2020 se tornou ainda o 4º troféu da competição do Verdão. O primeiro deles foi em 1998, contra o Cruzeiro. Depois, em 2012, bateu o Coritiba na final. E, em 2015, venceu o rival Santos nos pênaltis. Já o Grêmio segue com cinco troféus do torneio nacional.
A vitória do clube paulista, aliás, foi comemorada também pelo Fluminense. Afinal, como já tinha se garantido no mata-mata da Libertadores por ser o atual campeão, abriu mais uma vaga para a fase de grupos da competição continental – que foi preenchida pelo time carioca, quinto colocado no Brasileirão.
O Grêmio, por sua vez, acabou a Série A em sexto e, sem o título da Copa do Brasil, enfrentará o Ayacucho, do Peru, na segunda fase classificatória. A partida de ida será já nesta quarta-feira, às 21h30, em casa. Já o Palmeiras entra em campo na quinta, contra o São Caetano, às 19h, no Allianz Parque, em jogo atrasado pela primeira rodada do Paulistão.