A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira (9), por unanimidade, o projeto que autoriza Salvador a integrar o consórcio de municípios para aquisição direta de vacinas contra a Covid-19, encaminhado pelo prefeito Bruno Reis, na segunda-feira (8).
A votação em regime de urgência-urgentíssima ocorreu de forma semipresencial a partir do Plenário Cosme de Farias.
Segundo a prefeitura, a aprovação imediata do projeto foi necessário, porque a montagem do consórcio está prevista para o dia 22 de março. Com a aprovação, o munícipio está autorizado a adquirir vacinas pelo Consórcio Conectar – Consórcio de Vacinas das Cidades Brasileiras.
De acordo com o prefeito, o ingresso do município no consórcio vai facilitar a compra dos imunizantes em grande quantidade pelas cidades, já que o governo federal tem apresentado dificuldades na aquisição das doses.
Em dezembro de 2020, o Secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, que era titular da pasta no governo anterior e segue como gestor da secretaria, já havia citado o interesse da prefeitura na criação desse consórcio entre municípios para a compra direta das doses das vacinas contra a Covid-19.
Em uma postagem feita em rede social por Bruno Reis na segunda, o gestor disse que a compra independente das vacinas pelo município será fundamental para acelerar o processo de vacinação em Salvador.
Foto: Ascom/CMS