23 de novembro de 2024
  • :
  • :

Pandemia: Elinaldo envia à Câmara projeto que autoriza Camaçari a comprar vacinas

Pandemia: Elinaldo envia à Câmara projeto que autoriza Camaçari a comprar vacinas

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (Democratas), enviou nesta sexta-feira (12) para a Câmara Municipal um projeto de lei que que autoriza o ingresso da cidade no consórcio público organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para a compra de vacinas contra a covid-19. A medida ocorre após o Congresso Nacional ter aprovado a autorização para que estados e municípios pudessem adquirir imunizantes.

Na mensagem, Elinaldo pede tramitação em regime de urgência e destaca a necessidade de ampliação da vacinação diante do grave momento da pandemia na Bahia e no país. “Há urgente necessidade de vacinação em massa da população brasileira, não só para frear o iminente colapso generalizado na área da saúde, evitando mortes por desassistência, como também para retomar a atividade econômica, a geração de emprego e renda e o convívio social”, diz o prefeito.

Elinaldo destaca que a iniciativa da FNP conta com manifestação de interesse de 1.703 municípios – o que abrange mais de 125 milhões de brasileiros, cerca de 60% do total de habitantes (dados registrados até 12h, de 5 de março de 2021). “O objetivo é contribuir para agilizar a imunização da população e também de atender eventuais demandas por medicamentos, equipamentos e insumos que sejam necessários aos serviços públicos municipais de saúde”, frisa.

Ele salienta ainda que o consórcio visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), na medida em que todas as doses serão obrigatoriamente ofertadas à população de forma gratuita. “Há que se destacar que os recursos para a compra dos indispensáveis itens, a que se propõe o Consórcio, podem vir de diversas fontes, dentre elas: recursos municipais; repasses de verbas federais, inclusive decorrentes de emendas parlamentares; e doações advindas de fontes nacionais e internacionais”, explicou o prefeito.

Foto: Divulgação/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *