As equipes do Bahia de Feira e do Atlético de Alagoinhas já fizeram história em 2021. Coube aos dois times fazerem a final do Campeonato Baiano, a primeira da história mais que centenária do estadual a ser realizada entre dois times do interior. Após o Estádio Carneirão, em Alagoinhas, receber o jogo da ida, no domingo passado, o palco da partida decisiva e da festa do título será a Arena Cajueiro, em Feira de Santana. A bola rola a partir das 16h deste domingo (23).
No jogo de ida, as duas equipes fizeram um jogo tão emocionante que todos os gols do resultado de 2×2 foram marcados a partir dos 30 minutos do segundo tempo, com os dois últimos já nos acréscimos.
Jarbas e Adriano Ferreira deixaram o time de Feira duas vezes na frente, enquanto o atacante Ronan fez os dois do Carcará. Como o Baianão não prevê vantagem para o time de melhor campanha, um outro empate, seja qual for o placar, leva a disputa para os pênaltis. Se alguém vencer, obviamente, é o campeão.
O título do Campeonato Baiano, às vezes visto como obrigação protocolar pela dupla Ba-Vi, no interior ganha ares de ineditismo a depender de quem levantar a taça. Em campo, estarão dois times que disputam a final pela terceira vez. O Bahia de Feira tem um título e um vice, conquistados em 2011 e 2019, respectivamente. Já o Atlético busca o primeiro troféu estadual da primeira divisão em sua história. Campeão da segunda em 2018, o clube fundado em 1970 chegou à final da elite em 1973 e em 2020 e ficou como vice-campeão nas duas oportunidades.
A taça é o grande objetivo, mas não é só ela que está em jogo. O campeão também garantirá uma vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste 2022, que terá ainda Bahia (na fase de grupos) e Vitória (fase preliminar) como representantes do estado na competição regional. Caso o Leão avance, será a primeira vez desde 2017 que a Bahia terá três times na fase de grupos de uma edição de Lampions.
Foto: Divulgação/ADBF