Para quem tenta evitar a contaminação por covid-19 e necessita sair para trabalhar ou resolver pendências do dia a dia, o transporte público é um dos maiores riscos diários. Fechados, com pouca ventilação e muita gente, os ônibus viraram ambientes onde o vírus se cria e permanece no ar.
Isso deve deixar de acontecer a partir de agora, pelo menos nas linhas de ônibus com ar-condicionado da capital baiana que são operadas pela OT Trans. A empresa instalou, em toda sua frota com climatizadores, um filtro capaz de eliminar 99,9% das cargas virais – incluindo a covid-19. A notícia foi divulgada em primeira mão na programa Empregos & Soluções do jornal CORREIO, na última quarta-feira (30).
O produto foi desenvolvido pela startup Salvar em parceria com o Senai Cimatec, e foi testado e patenteado com o incentivo financeiro da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). E não é só o novo coronavírus que é eliminado pelo filtro: 80% de fungos e bactérias também deixam de circular no ar com o Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) instalado.
A filtragem já está sendo executada em 92 ônibus da OT Trans, que, segundo a própria companhia, é responsável por mais de 100 linhas da cidade, sendo que 15 delas operam com ar-condicionado e vão contar com o funcionamento dos filtros.
A ação do equipamento da Salvar é bem simples, como explica Loyola Neto, CEO da startup, que explica que o filtro é uma barreira ainda mais rígida, capaz de deter partículas minúsculas de vírus e bactérias. “Colocando o nosso filtro, o ar que fica sempre circulando dentro do ônibus e que pode estar contaminado é puxado pelo ar-condicionado, passa pelo filtro e tem 99,9% da carga viral eliminada. Depois, ele volta para o ônibus. Ou seja, vem para o aparelho contaminado e volta filtrado”, explica o CEO.
Loyola também falou sobre o material utilizado. “É um tecido que é incorporado por íons de prata, que conseguem reter o vírus. É como se o filtro tivesse um monte de espinho e, na hora que o vírus bate, a membrana dele é rompida, eliminando ele”. O filtro não torna dispensáveis os cuidados contra a covid-19, como uso de máscara e higienização das mãos.