O presidente nacional do Democratas e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou que a bancada do partido na Câmara será orientada a votar contra a PEC do voto impresso, que deverá ser votada no plenário nesta terça-feira (10).
“É óbvio que deputados podem pensar de maneira distinta e haverá divisões internas, mas a orientação do DEM (que conta com 27 deputados) é contra o voto impresso, entendendo que neste momento a matéria traz muito mais insegurança ao sistema eleitoral, e eu diria que até risco à democracia, do que qualquer outra coisa”, afirma à coluna Painel.
O democrata minimizou ainda o desfile de blindados em frente ao Palácio do Planalto, que muitos especulam ser uma demonstração de força e intimidação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para pressionar pela aprovação da PEC.
“É um desfile completamente sem sentido, mas que não tem nenhuma força intimidatória sobre o Congresso Nacional ou as lideranças políticas do país”, pontuou. A PEC precisa de 308 votos para ser aprovada, cenário que os líderes partidários veem como improvável.