O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), segue liderando as intenções de voto para governo do estado da Bahia nas eleições de 2022. É o que aponta um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisa, em parceria com o site Bahia divulgado nesta quarta-feira (11).
Em um cenário com seis candidaturas, o candidato dos Democratas aparece com cerca de 50% dos votos. Já com três concorrentes, ele tem um ligeira acréscimo a 52,3%. A segunda posição é ocupada pelo ex-governador e atual senador da Bahia, Jaques Wagner (PT), que oscila entre 24,1% e 25,4%.
Na primeira projeção, além dos primeiros colocados, foram incluídos João Roma (Republicanos), Dr. Raissa Soares (sem partido), Marcos Mendes (PSOL) e Alexandre Aleluia (DEM). Conhecida como ‘Doutora Cloroquina’, Raissa apareceria em terceiro (3,7%), seguida do ministro da cidadania (3%), além do ex-vereador psolista (1,3%) e do atual vereador soteropolitano (1%).
Votos em branco, nulos ou nenhum dos candidatos corresponderam a 11,7%, enquanto os que não souberam ou não quiseram responder foram 5,2%.
Já no segundo cenário, ACM Neto cresce 0,3% acima da margem de erro estipulada inicialmente e Wagner fica em 25,4%. João Roma dá um salto e ocupa a terceira posição, com 4,5% das intenções de voto. Brancos, nulos ou nenhum dos candidatos foram 11,9% e não souberam ou não quiseram responder foi 5,9%.
Para a realização da pesquisa, foram ouvidos 2008 eleitores baianos espalhados por 186 municípios do estado da Bahia, entre as datas de 4 e 7 de agosto. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.
Foto: Valter Pontes