25 de novembro de 2024
  • :
  • :

Linha Verde terá mais 28 km duplicados até Porto Sauípe

Linha Verde terá mais 28 km duplicados até Porto Sauípe

Principal acesso à Costa dos Coqueiros, a implantação da BA-099 e os investimentos em melhorias nos últimos anos, como a duplicação do trecho até a Praia do Forte, é um dos principais trunfos para o desenvolvimento do Litoral Norte. Agora, em meio a um acelerado processo de expansão econômica na região, o governo estadual solicitou da Concessionária Litoral Norte (CLN), responsável pela administração da via, um projeto para a ampliação do trecho duplicado em 28 quilômetros até o distrito de Porto Sauípe, em Entre Rios na Bahia.

Apesar de um impacto negativo nos primeiros meses da pandemia, a movimentação de veículos na BA-099, mais conhecida como Linha Verde, recuperou-se no decorrer de 2020 a ponto de se manter dentro da média de 20 mil veículos por dia, de acordo com a CLN. Agora em 2021, a via tem registrado uma movimentação 6% acima da média prevista e tem tudo para encerrar o ano com crescimento na circulação de veículos.

O gerente de operações da CLN, Daniel Ovalhe, conta que a primeira parte de 2020 foi assustadora, culminando com uma queda na movimentação da via de 16% no mês de maio, “o pior momento”. Segundo ele, naquele mês a empresa registrou o pior resultado desde a implantação da concessão, no ano de 2000. “Em julho, atingimos a média diária de 20 mil carros por dia e a partir daí foi só crescimento. A população em geral redescobriu o Litoral Norte”, conta.

“Acredito que a rodovia segura, bem conservada e sinalizada dá a tranquilidade para as pessoas se deslocarem entre Salvador e o litoral”, avalia. Daniel Ovalhe explica que todos os investimentos em novos equipamentos que estavam previstos no contrato de concessão já foram realizados. Ainda assim, a concessionária segue colocando recursos na manutenção da Linha Verde. Só no ano passado foram R$ 30 milhões em melhorias. Desde o início da concessão, já foram repassados aos municípios cortados pela via outros R$ 30 milhões em Impostos sobre Serviços (ISS).




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *