As seleções do Brasil e do Uruguai se enfrentam nesta quinta-feira (14), às 21h30 (de Brasília), na Arena da Amazônia, em Manaus. O duelo é válido pela 12ª rodada da competição.
A Seleção perdeu os 100% de aproveitamento ao empatar na última rodada com a Colômbia, mas segue invicta e muito perto de garantir a classificação antecipada para a Copa do Mundo de 2022.
Em caso de vitória, a Seleção chegará a 31 pontos, número considerado suficiente pelo matemático Tristão Garcia para carimbar o passaporte para o Catar, sem a necessidade de repescagem. Desde que as Eliminatórias passaram a ser disputadas neste formato, a maior pontuação obtida por um quarto colocado foi 30 – o Paraguai, na classificatória para o Mundial de 2002.
Já o Uruguai está no quarto lugar, com 16 pontos, e tenta se reabilitar da dura derrota sofrida no domingo para a rival Argentina, por 3 a 0.
O duelo marca o reencontro da seleção brasileira com a torcida após mais de dois anos. Isso deveria ter acontecido contra a Argentina, mês passado, em São Paulo, mas o clássico acabou suspenso.
A Arena da Amazônia deve receber 14 mil pessoas nesta noite – 10 mil ingressos foram vendidos, mil foram destinados a convidados e 3 mil foram sorteados a pessoas vacinadas contra a Covid-19.
Para ter acesso ao estádio, os torcedores precisarão estar imunizados contra o coronavírus ou apresentar teste negativo do tipo RT/PCR realizado pelo menos 48 horas antes.
Trasmissão – O jogo terá transmissão da TV Globo, com narração de Galvão Bueno e comentários de Júnior e Caio Ribeiro. O SporTV também exibe a partida, com narração de Gustavo Villani e comentários de PVC e Pedrinho.
Mudanças – A seleção brasileira terá cinco mudanças na escalação em relação ao jogo contra a Colômbia, no domingo. A principal novidade é a entrada de Raphinha entre os titulares. Na estreia com a amarelinha, o atacante foi o melhor em campo na virada sobre a Venezuela, com participação nos três gols. Na partida seguinte, ele novamente entrou bem no segundo tempo.
O atacante do Leeds entrará no lugar de Gabigol. Assim, Gabriel Jesus jogará mais centralizado.
As outras alterações estão na defesa. Ederson volta ao gol no lugar de Alisson; Éder Militão, machucado, dá lugar a Lucas Verríssimo. Ele formará dupla de zaga com Thiago Silva, que substituiu Marquinhos. Por fim, Émerson Royal ganha chance no lugar de Danilo, o único jogador do Brasil que disputou todos os jogos das Eliminatórias até agora.
Quem está fora – Éder Militão (lesão no músculo posterior da coxa direita), Casemiro (cortado por infecção no dente) e Matheus Cunha (cortado por lesão na coxa).
Pendurados – Marquinhos, Thiago Silva, Éder Militão, Gerson, Lucas Paquetá, Gabriel Jesus e Gabigol.