A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, o Olodum e Instituto Liberdade – de Santa Catarina – assinaram, nesta sexta-feira (20), um termo de cooperação para a realização de um espetáculo, no próximo ano, entre o grupo baiano e a instituição que funciona em Joinville (SC).
Ainda nesta sexta, a atriz Neusa Borges foi homenageada no mesmo evento, que aconteceu na Casa do Olodum, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador.
A assinatura contou com apoio institucional da Fundação Catarinense de Cultura, órgão estadual de cultura. O espetáculo Bolshoi/Olodum está previsto para 26 março de 2022 e será na cabeceira continental da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.
“A apresentação vai ser na semana do aniversário de Florianópolis e vai fazer parte das comemorações. Vai ser uma mistura de balé clássico, com percussão e samba reggae”, explica Edinho Lemos, presidente da Fundação Catarinense de Cultura.
O evento vai ser realizado através de projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e já está em captação. O governo estadual de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, é apoiador institucional do espetáculo.
Em 2018, o Olodum e o Instituto Liberdade, que trabalha com crianças de 11 comunidades periféricas em Florianópolis, assinaram um convênio para a instalação da unidade da Escola Olodum em Santa Catarina, a única fora da Bahia. Depois de implantada, a unidade vai atender 800 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, no turno oposto ao escolar.
A Escola Olodum em Santa Catarina está em obras e vai funcionar no antigo terminal de ônibus no bairro Jardim Atlântico, região continental da capital catarinense.
“Essa escola vai ser inaugurada no final deste ano. Ela terá toda a metodologia do Olodum, como em Salvador, e atenderá [crianças e adolescentes] através de oficinas. Atenderá ainda mais de 400 estudantes do EJA [Educação de Jovens e Adultos]”, explicou Edinho.
Homenagem – Ainda nesta sexta, no mesmo evento, a atriz Neusa Borges, de 80 anos, recebeu a Medalha Cruz e Souza, maior honraria da área cultural de Santa Catarina, criada em 1994, que tem como objetivo reconhecer importantes feitos em prol do desenvolvimento cultural do estado.
A entrega simbólica da honraria ocorreu em cerimônia virtual em novembro de 2020, devido à pandemia de Covid-19.
A atriz é catarinense, mas escolheu a capital baiana para morar. Neusa Borges, que começou a carreira como atriz e crooner de orquestra em São Paulo, tem mais de 60 anos de carreira, entre teatro, filmes, séries e novelas.
Foto: Reprodução/TV Bahia