Pelo menos seis voos foram cancelados no Aeroporto de Salvador, na manhã desta terça-feira (11), por causa do afastamento de tripulantes ou funcionários de empresas afetados pelo surto de Covid-19 e influenza no Brasil. Quatro são da companhia Latam, que já haviam sido comunicados pela empresa, e outros dois, da Azul Linhas Aéreas.
Todos os embarques seriam com partida ou destino para o estado de São Paulo – nos terminais de Guarulhos e Viracopos, em Campinas.
O Portal G1 entrou em contato com a Gol Linhas Aéreas, para saber se houve atraso ou cancelamento de voos da empresa no aeroporto de Salvador nesta terça-feira, e aguarda um posicionamento.
Desde o início dos surtos no país e o contágio de funcionários das companhias, pelo menos 16 voos foram atrasados ou cancelados no aeroporto da capital baiana. De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas, a maioria dos profissionais apresenta quadro leve dos sintomas das doenças por causa da vacinação.
O atraso provocou complicações para turistas que precisaram deixar o aeroporto de Salvador. O construtor Igor Rodrigues estava com um grupo de amigos de São Paulo e do Canadá. Eles estavam com viagem marcada para domingo (9), mas somente algumas pessoas conseguiram retornar.
“Conseguiram encaixar metade do nosso grupo para viajar. Agora, nosso restante, de quatro pessoas estão esperando mais um ‘engate’ para a gente concluir a viagem de volta”, lamentou o homem.
As empresas orientam que o cliente confira a situação do voo para remarcar a viagem sem multa e diferença tarifária ou pedir o reembolso da viagem.
O sindicato que representa os pilotos e comissários disse que em nenhum momento da pandemia tantos funcionários foram afastados e que é inviável substituir a tripulação em um curto espaço de tempo.
“Tanto os pilotos como os comissários precisam fazer um treinamento prévio até se tornarem ativos quando entram em uma companhia. Os pilotos, mais avançados, com simulador e várias avaliações”, afirmou o comandante Ondino Dutra, presidente da entidade.
Recomendações das companhias – A Latam publicou uma nota nas redes sociais com recomendações aos usuários sobre os passos a seguir após o cancelamento dos voos.
“Devido ao recente aumento de casos de Covid-19 e de Influenza na população, alguns voos domésticos e internacionais precisaram ser cancelados. Lamentamos essa situação, totalmente alheia à nossa vontade”, diz trecho da publicação.
Ao todo, a empresa cancelou 47 voos domésticos e internacionais previstos até 16 de janeiro, o que representa cerca de 1% dos voos programados pela empresa para o mês.
A Azul Linhas Aéreas informou que os cancelamentos ocorreram por “razões operacionais” e reprogramou alguns voos do mês de janeiro. Em nota, a Azul informou que a companhia registrou um aumento no número de dispensas médicas entre os tripulantes (todos com sintomas leves) e acompanha o crescimento do número de casos de gripe e covid-19 no Brasil e no mundo.
Ainda segundo a Azul, mais de 90% das operações da companhia funcionam normalmente e que os clientes impactados são notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia e recebem toda a assistência necessária conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Gol Linhas Aéreas informou que segue atenta ao aumento de casos de Covid e Influenza em todo o Brasil.