Cerca de 25 famílias ribeirinhas do bairro Angary, em Juazeiro, no norte da Bahia, devem ser retiradas das casas nesta segunda-feira (17), por causa da cheia no Rio São Francisco. A comunidade é vizinha à Barragem do Sobradinho.
A situação acontece porque a vazão do rio está em 2.300 m³ por segundo. Além disso, a previsão é de que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) a liberação da água seja aumentada para 4.000 m³ até a próxima segunda-feira (24).
A prefeitura fez um mapeamento das famílias que terão que sair das próprias casas por causa do risco de inundação aos imóveis. A mudança deveria ter sido feita no sábado (15), mas houve resistência pelos moradores.
Rio cresce oito metros
O Rio São Francisco está oito metros e 24 centímetros acima do normal – a maior cheia dos últimos 14 anos. A cidade Bom Jesus da Lapa também está sendo bastante atingida. Restaurantes que ficam na área ribeirinha foram inundados e a população foi orientada a deixar os imóveis.
Famílias ribeirinhas de outras cidades do país já foram atingidas pela cheia do Velho Chico, e estão sendo retiradas. Parte delas está na região norte do estado de Minas Gerais.
No estado do Alagoas, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu alerta para sete municípios, sobre o aumento da vazão, porque o nível também tem subido de forma significativa.
Foto: Reprodução TV Bahia