24 de novembro de 2024
  • :
  • :

Bolsonaro terá encontro com Putin em meio à crise entre Rússia e Ucrânia

Bolsonaro terá encontro com Putin em meio à crise entre Rússia e Ucrânia

Em meio à tensão militar na fronteira entre Rússia e Ucrânia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) viaja nesta segunda-feira (14) para Moscou, onde será recebido na quarta (16) pelo presidente russo, Vladimir Putin, e terá encontros com empresários. Em seguida, visitará a Hungria, liderada pelo primeiro-ministro Viktor Orbán.

Trata-se da primeira visita de Bolsonaro aos dois países, ambos governados por políticos considerados autoritários e criticados nos EUA e na Europa Ocidental. Em 2019, Putin esteve no Brasil para participar da cúpula do Brics e foi recebido por Bolsonaro no Palácio do Planalto.

A Rússia é atualmente o epicentro da maior crise diplomática internacional em curso. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirma que Putin deseja invadir a Ucrânia. A Rússia argumenta que o leste europeu é área de influência do país e quer barrar a entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), liderada pelos EUA.

Em três anos de mandato, dos quais dois sob a pandemia de Covid-19, período em que reduziu o ritmo de viagens, Bolsonaro visitou 17 países, com os EUA como o principal destino. Ele foi cinco vezes aos EUA, quatro no governo do ex-presidente Donald Trump, de quem é admirador – os dois se encontraram duas vezes no país.

O embaixador aposentado Rubens Ricupero, ex-embaixador do Brasil em Washington, diz que a viagem à Rússia indica uma diplomacia confusa. “É contraditória a viagem à Rússia neste momento, por um país [o Brasil] que na gestão Trump se tornou aliado extra-Otan, status que os EUA conferem a seus parceiros na área militar”, afirmou.

Com a derrota de Trump para o atual presidente Joe Biden, a relação entre Brasil e EUA esfriou. Sem provas, Bolsonaro endossou a tese de fraude nas eleições norte-americanas de 2020 e, até o momento, não se encontrou com Biden.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *