Moradores de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, registraram vídeos de alagamento em diversos bairros, provocados pela forte chuva que atinge a cidade. O temporal ficou mais intenso na manhã desta sexta-feira (4) e a prefeitura emitiu alerta de desastre com risco alto no município.
Na Avenida Luiz Tarquínio, uma das mais movimentadas da cidade e onde funcionam grandes centros comerciais, carros trafegavam com água na altura dos pneus. Alguns veículos quebraram na via e congestionamentos foram registrados durante a manhã.
Pessoas que precisavam atravessar as ruas caminharam por cima de muretas e cercas para evitar transitar por meio das vias inundadas, como na Rua Leonardo Rodrigues.
Em outros pontos, árvores caíram e atingiram a fiação. Para evitar riscos, técnicos da prefeitura fizeram o corte de alguns vegetais.
Outra região bastante afetada foi a localidade da Baixa Grande. Por causa de obras na Rua Gerino Souza Filho, a região passou a ser utilizada por motoristas como uma rota secundária. No entanto, com a inundação na rua, outro desvio foi criado próximo ao bairro de Vida Nova.
A prefeitura informou que agentes da Defesa Civil do atuam nos pontos críticos de alagamentos e na vistoria do nível dos rios, canais e córregos.
Os reservatórios de macrodrenagem do Rio Ipitanga também são monitorados, pois registram aumento no volume da água desde quinta-feira.
Ainda segundo a prefeitura, agentes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) atuam nos semáforos por causa da falta de energia em alguns pontos da cidade. A previsão é de mais chuva em Lauro de Freitas, pelo menos até o próximo domingo (6).
Foto: Reprodução TV Bahia