Atendendo ao pedido do Papa Francisco, no dia 25 de março – Solenidade da Anunciação do Senhor -, o Cardeal Dom Sergio da Rocha celebrará Missa pela paz no mundo e em ação de graças a Deus pela consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. A Celebração Eucarística, que será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, acontecerá na Catedral Basílica do Salvador (Terreiro de Jesus), às 17h30, sendo precedida pela recitação do Terço pela Paz, às 17h.
Neste mesmo dia, às 13h (horário de Brasílica) – 17h em Roma -, o Santo Padre consagrará os países à Virgem Maria. Em seguida, por todo o mundo os bispos renovarão esta consagração, pedido do pontífice para toda a Igreja. “Peço a todas as comunidades diocesanas e religiosas que aumentem os momentos de oração pela paz”, disse. Na audiência geral de 23 de fevereiro deste ano, o Papa pediu um dia de oração e jejum pela paz na Ucrânia na Quarta-feira de Cinzas, dizendo: “Que a Rainha da Paz preserve o mundo da loucura da guerra”.
Este será um momento importante na vida da Igreja. Na aparição de 13 de julho de 1917, em Fátima, Portugal, Nossa Senhora pediu que a Rússia fosse consagrada ao seu Imaculado Coração, afirmando que, se este pedido não fosse atendido, o país espalharia “seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja. Os bons serão martirizados, o Santo Padre sofrerá muito, várias nações serão destruídas”, disse a Virgem Maria aos três pastorinhos.
Na Arquidiocese de Salvador, Sé Primacial da Igreja no Brasil, para que os fiéis possam participar, a Catedral Basílica estará aberta, acolhendo a todos até o limite máximo permitido. Também, neste dia, a partir das 17h, a programação religiosa será transmitida, em tempo real, pelo canal youtube.com/arquidiocesedesalvador e pela Rede Excelsior de Comunicação (AM 840 e FM 106.1). A Rede Excelsior também retransmitirá, a partir do canal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o ato de consagração que será realizado pelo Papa, às 13h (horário de Brasília).
Texto e foto: Pascom da Arquidiocese de Salvador