O governo da Ucrânia pediu uma nova ajuda humanitária ao Brasil. A solicitação foi encaminhada ao Itamaraty na semana passada e traz uma longa lista de remédios, alimentos, água e itens de primeiros socorros, entre outros materiais.
De acordo com a jornalista Bela Megale do jornal O Globo, a lista encaminhada ao Ministério das Relações Exteriores mostra a situação de urgência que o país vive desde que foi invadido pela Rússia, há cerca de um mês.
As solicitações incluem 15 mil toneladas de roupas, 7 milhões de cobertores, 200 mil toneladas de alimentos, 500 mil litros de água potável, 5 mil toneladas de itens de primeiros socorros, 25 mil toneladas de colchões e sacos de dormir e 500 mil kits de primeiros socorros. Há também uma lista com 91 medicamentos.
No início do mês, o governo brasileiro enviou mais de 11 toneladas ao país, entre alimentos, remédios, e purificadores de água. O material foi levado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que trouxe brasileiros e estrangeiros que fugiram da guerra.