O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou neste sábado (2), que as forças russas pretendem tomar o leste e o sul do país e reclamou que as nações ocidentais não forneceram a Kiev sistemas antimísseis suficientes.
Em um discurso por vídeo, Zelensky também elogiou os soldados que defendem o porto cercado de Mariupol, dizendo que a resistência estava permitindo que outras cidades ganhassem um tempo valioso.
Mais cedo, o governo declarou que a região de Kiev foi retomada pelas tropas ucranianas e que está “livre” do inimigo. A informação foi confirmada por Hanna Maliar, vice-ministra da Defesa da Ucrânia, em uma publicação no Facebook.
Acordo verbal – O principal negociador ucraniano para os acordos de paz com a Rússia, David Arakhamia, garantiu neste sábado (2) que Moscou aceitou “verbalmente” as principais propostas e que Kiev aguarda uma confirmação por escrito.
Em um programa de televisão, o negociador sugeriu que as negociações para acabar com o conflito avançaram consideravelmente.
“A Federação Russa deu uma resposta oficial a todas as posições, que é que eles aceitam a posição [ucraniana], exceto na questão da Crimeia”, anexada pela Rússia em 2014, disse Arakhamia.
Ele também acrescentou que, embora “não haja confirmação oficial por escrito”, o lado russo disse isso “verbalmente”.