O Parque Municipal Joventino Silva (Parque da Cidade), no Itaigara, já conta novamente com os portões de acesso em funcionamento. Os equipamentos foram instalados na noite da última sexta-feira (6) pela Prefeitura, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), após furto ocorrido na madrugada de quinta-feira (5).
A ação de instalação seguiu com implantação de novos portões em aço, com reforço no sistema para evitar novas ocorrências. Para a realização da iniciativa, foram utilizados caminhões munck e serviços de serralheria e fabril.
Somente este ano de 2022, a pasta, vinculada à Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), já gastou mais de R$180 mil no reparo de praças, monumentos, academias de saúde e demais equipamentos vandalizados. Os espaços de convivência e lazer situados no Santo Antônio Além do Carmo, São Caetano, Barros Reis, Largo do Tanque, Barris e Avenida Centenário lideram os casos de vandalismo.
Para o presidente da Desal, Virgílio Daltro, a prática só traz prejuízos a todos os cidadãos, além de ser crime previsto no Código Penal. “Praticamente toda semana, a Prefeitura entrega praças, academias de saúde, quadras, iluminação em LED e demais intervenções para melhorar a vida dos cidadãos. Não faz sentido ocorrências como essa em uma cidade que está cada vez mais bonita e bem-cuidada”, pontuou.
Estimativa – Dentre outros itens que são alvo de depredação do patrimônio público estão cabos de semáforos e de iluminação pública, passarelas, viadutos, sinalização e mobiliário urbano. De acordo com a estimativa da Seman, o Município gasta cerca de R$2 milhões por ano para recuperar equipamentos vandalizados na cidade, montante que poderia ser aplicado em novas praças, quadras e demais equipamentos públicos para a população.
Foto: Ascom/Desal