O prefeito de Salvador Bruno Reis (União Brasil) destacou nesta segunda-feira (18), durante a estreia do programa Boa Tarde Bahia, da TV Band, a entrega, ainda em 2022, de grandes obras que estão em andamento ou já em fase de conclusão. Na entrevista, aos jornalistas Maria Lorena Alves e Victor Pinto, Bruno também fez um balanço das principais realizações nos seus primeiros 18 meses de governo.
Entre as obras que serão entregues ainda este ano, o prefeito citou cinco intervenções. Uma delas é a primeira etapa das obras de requalificação do Novo Mané Dendê, no Subúrbio Ferroviário. O trecho de Ilha Amarela engloba obras de micro e macrodrenagem, esgotamento sanitário, melhorias na Rua Pacaembu, que está sendo totalmente requalificada, e ganhando ligação com o Parque São Bartolomeu.
Outra intervenção citada por Bruno Reis é o BRT, que deve ter a operação iniciada em setembro entre a Pituba e a região do Iguatemi, com 24 ônibus, sendo oito deles elétricos. Ainda na área da mobilidade, a ligação entre a avenida Gal Costa ao bairro de Pau da Lima também deve ser entregue em 2022, facilitando o acesso das pessoas e solucionando um problema dos constantes engarrafamentos na região.
A quarta intervenção é a trincheira da avenida Magalhães Neto. “Essa é uma obra que vai resolver o problema (dos congestionamentos viários) na Magalhães Neto e também da avenida Tancredo Neves”, ressaltou o prefeito, ao emendar com a quinta grande entrega para 2022: Casa da História de Salvador e Arquivo Público Municipal.
“Em nenhum momento nós paramos. Tivemos a capacidade de planejar a cidade para os próximos quatro anos. O planejamento estratégico está elaborado e em curso, dando resposta aos problemas de imediato e tocando grandes projetos que vão melhorar ainda mais a nossa cidade, fazendo com que ela seja ainda melhor”, ressaltou o prefeito.
*Balanço*
Mesmo diante de um cenário de dificuldades, em especial por conta da pandemia da Covid-19, Bruno Reis ressaltou que a cidade avançou nos primeiros 18 meses de seu governo. “A gente navegou, fez a cidade avançar mesmo nesse mar revolto, nesse céu turbulento”, frisou.
Ele destacou as medidas adotadas para combater a pandemia, como a abertura de leitos de UTI, gripários e tendas, a realização da “megaoperação” de vacinação, além do custeio de todas as despesas da pandemia com recursos próprios ao longo do ano de 2022.
“Mas em nenhum momento vocês viram o prefeito se lamentando, se queixando, dizendo que não tinha dinheiro, paralisando qualquer programa ou iniciativa que vinha dando certo. Pelo contrário, vocês me viram trazendo novas iniciativas, novos projetos, inaugurando obras importantes”, salientou.
Entre as entregas, ele citou o Polo de Economia Criativa, a Cidade da Música, mais de 2 mil unidades habitacionais, novos trechos de orla, como em Stella Maris, além de obras de mobilidade, como a ponte sobre o Rio Camarajipe, que ajudou a melhorar o trânsito na região do Iguatemi e no entorno.
Foto: Betto Jr./Secom-PMS