O pré-candidato ACM Neto (União Brasil) tem a maior popularidade digital entre os nomes que disputam o Governo da Bahia em 2022. O ranking, consolidado pela consultoria Quaest, foi divulgado nesta sexta-feira (22) pelo jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com a publicação, Neto ficou na frente dos adversários nos três últimos meses. Enquanto o ex-prefeito de Salvador acumula 68,6 pontos, João Roma (PL) tem 45,2 e Jerônimo Rodrigues (PT) soma 40,7. Em quarto lugar aparece o candidato do PSOL, Kleber Rosa, com 11,2, e Giovani Damico (PSB) fica em quinto com 11,0 pontos.
O Índice de Popularidade Digital (IPD), calculado desde 2018, é uma ferramenta utilizada para medir a temperatura da corrida eleitoral. A pontuação, que vai de 0 a 100, é resultado da coleta de dados de 152 variáveis de seis sites: Twitter, Instagram, Facebook, Wikipedia, Google e YouTube.
São monitoradas a presença digital de perfis ativos, a mobilização via compartilhamentos, o número de seguidores, o engajamento com comentários e curtidas por postagem, a proporção de reações positivas e negativas e o interesse, contabilizado a partir do volume de buscas sobre informações dos pré-candidatos.
Foto: Divulgação/Ascom