Depois de quatro dias de atividades, o Festival Internacional Chocolat Bahia foi encerrado, no último domingo (24), no Centro de Convenções de Ilhéus, na zona turística Costa do Cacau. O maior evento do gênero da América Latina teve o patrocínio do Governo do Estado e movimentou mais de R$ 5 milhões em negócios.
O espaço recebeu 120 expositores de produtos derivados do cacau e 250 marcas de chocolates gourmet, licores e geleias, entre outros, além de cozinha show e workshops. Aproximadamente 40 mil pessoas circularam pelos estandes e pela praça de alimentação, onde aconteceram também apresentações musicais.
“Conseguimos fazer uma grande evento, reunindo agricultura, história, cultura e turismo, com resultados que superaram a edição passada. Agradecemos pela confiança dos produtores e dos nossos patrocinadores, sendo o papel do Governo da Bahia fundamental”, comemorou o idealizador do festival, Marco Lessa.
O estande da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) teve como tema a Estrada do Chocolate, que foi reativada na rodovia Ilhéus-Uruçuca, com nova sinalização turística e obras de requalificação. Ela abriga o roteiro de visitação a fazendas de cacau e fábricas de chocolate, emolduradas pela Mata Atlântica.
“Ilhéus está com 100% de ocupação hoteleira, em uma demonstração de que o turismo de eventos na Costa do Cacau é forte. Reativamos a Estrada do Chocolate e partimos para intensificar ações de capacitação e qualificação, além da abertura do novo posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no aeroporto Jorge Amado”, destacou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Foto: Daniel Meira/Ascom Setur-BA