O Clean Up Day (Dia Mundial de Limpeza de Praias) já tem realização garantida em Salvador. Em Stella Maris, neste sábado (17), um grupo de voluntários vai promover uma série de ações, como meditação guiada, atividades culturais e um mutirão de limpeza na praia. A iniciativa é do mandato do vereador André Fraga (PV), através do programa ODS nas Ruas, junto com o Colégio Marízia Maior, Movimento Rua Viva e Maré Cheia Produções.
O Clean Up Day é um movimento cívico que ocorre simultaneamente em 191 países e une milhões de pessoas ao redor do mundo para limpar o planeta. Tudo isso em um único dia, sempre no terceiro sábado de setembro. Mais do que recolher resíduos, seu objetivo é gerar conscientização e agregar aliados no combate aos problemas dos detritos marinhos. Para participar da ação na capital baiana, é só se inscrever no link bit.ly/cleanupday-salvador.
“Esse é um movimento que propõe uma ação coletiva para lidar com o problema do acúmulo de lixo. E é isso que queremos promover no nosso mandato. Realizar o Clean Up Day em Salvador é mais uma forma de apresentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como fazemos através do programa ODS nas Ruas”, explica o vereador André Fraga.
Ele é autor do Projeto de Lei 245/2021, que prevê a proibição, em Salvador, de fornecimento de produtos de plástico de uso único, como canudos e sacolas plásticas. “Boa parte desse material vai parar nas praias e oceanos, contaminando os animais, poluindo o meio ambiente e gerando prejuízos socioambientais”, relata.
Essa não é a primeira vez que o vereador promove atividades durante o Clean Up Day. No ano passado, com o apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), foram organizadas três ações simultâneas nas praias de Itapuã, Boa Viagem e Tubarão.
“Dessa vez, preferimos focar em apenas um lugar, a praia de Stella Maris, para centralizar as atividades numa grande ação de limpeza e educação ambiental. Nós queremos chamar a atenção de todos que passarem por lá sobre a urgência que é combater o problema global dos resíduos sólidos, principalmente os que vão parar no ecossistema marinho”, relata a arquiteta Manuela Accioly, assessora responsável pela organização da ação em Salvador.
Confira a programação do evento:
7h30 – Início com meditação (limpeza da mente)
8h – Roda de capoeira
8h30 – Divisão das equipes (equipe de limpeza na areia da praia e coletas de resíduos)
8h40 – Saída para limpeza
10h – Retorno da coleta e separação dos resíduos em lona
10h30 – Encerramento com música, lanche e foto coletiva.
Foto: Divulgação