A PolÃcia Federal faz nesta quarta-feira (14) uma operação na Bahia e em Pernambuco para desarticular uma organização criminosa que falsifica documentos públicos e participa de fraudes a benefÃcios como AuxÃlio Brasil, saque aniversário do FGTS e AuxÃlio Emergencial.
Mais de 50 policiais federais estão nas ruas para o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva, cinco de prisão temporária e dez de busca e apreensão. A operação foi batizada de Simulatum, expressão latina que significa “simulado”, em alusão ao caráter fraudulento do crime.
AS investigações começaram com prisões de pessoas que eram usadas pelo grupo para fazer o saque de benefÃcios em nomes de terceiros, usando para isso documentos falsos. A documentação, que incluia CNH, RG e outros, também foi usada diante de órgãos como PolÃcia Rodoviária Federal (PRF).
O esquema com a venda de CNHs falsificadas movimentaram cerca de R$ 5 milhões, estima a PF. As fraudes nos benefÃcios geraram cerca de R$ 2 milhões de prejuÃzos ao poder público.
Os investigados, que não tiveram nomes divulgados, devem responder por crimes de organização criminosa, estelionato majorado, falsidade de documentos públicos e uso de documentos falsos. As penas, somadas, podem chegar a 24 anos de prisão.