A operação de teste do BRT começou nesta sexta-feira (30), em Salvador. Inicialmente, o serviço funcionará de forma gratuita, das 9h às 16h. De segunda a sexta-feira, o intervalo das viagens será de três minutos; no sábado, de cinco minutos; e no domingo, dez minutos.
Nesta primeira etapa, o BRT contará com 10 ônibus do transporte público, sendo um deles elétrico. Os coletivos farão cerca de 300 viagens por dia e irão circular entre as regiões do Shopping da Bahia e o bairro da Pituba.
Já no sábado (1º), começará o início da operação assistida, bem como a liberação do trecho 3 do novo modal, localizada entre o Parque da Cidade e o Posto Namorados, na Pituba.
Todo o processo será acompanhado em tempo real por um Centro de Controle Operacional (CCO) específico para o sistema, que é composto por câmeras de monitoramento instaladas nos terminais e georreferenciamento através de GPS nos veículos. Os detalhes da ação foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis.
“São 4,5 km que correspondem à primeira e terceira etapas, contendo seis estações: Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara e Pituba”, detalhou Bruno Reis.
“Além de uma obra de mobilidade, o BRT resolve problemas estruturais na macrodrenagem nesta região, que cresceu bastante economicamente. Muitas pessoas se deslocam para trabalhar aqui, e houve com isso um adensamento profissional e residencial. Então percebemos a necessidade de solucionar estes problemas”, complementou o prefeito.
Os veículos trafegam em vias exclusivas com paradas em estações próprias. As concessionárias que já operam o sistema convencional de ônibus na capital baiana são as responsáveis por conduzir o BRT.
O funcionamento integral do serviço está previsto para novembro, quando um total de 44 ônibus estarão rodando – oito deles serão elétricos.
Obras – As obras do BRT começaram na gestão do prefeito ACM Neto, em março de 2018. Na época, ambientalistas, urbanistas, moradores e artistas realizaram protestos contra a obra. Os principais problemas apontados estavam no custo das obras, no impacto ambiental – corte de árvores e tamponamento de rios – e na inclusão de faixas voltadas para carros, o que para eles, seria um investimento no transporte individual e não coletivo.
O primeiro trecho do BRT foi entregue em dezembro de 2020 e contou com a inauguração de corredor viário em Salvador. De acordo com a prefeitura, responsável pela obra, a intervenção trará mais fluidez ao trânsito da região e é composta por via expressa e marginal.
O conjunto de vias do novo modal tem início pela via expressa na Avenida ACM, na altura do Shopping da Bahia, e segue até o Parque da Cidade Joventino Silva, no bairro do Itaigara.
O sistema de transporte também possui outros dois trechos: o trecho 2 (Lapa/Cidade Jardim – do Hospital Aliança até a Estação da Lapa, passando pela Av. Vasco da Gama) e o trecho 3 (Parque da Cidade Pituba – Itaigara – Posto dos Namorados).