23 de novembro de 2024
  • :
  • :

Rolê Afro vai criar roteiros focados na história da cultura negra em Salvador

Rolê Afro vai criar roteiros focados na história da cultura negra em Salvador

Em mais uma ação voltada para a promoção do afroturismo em Salvador, a Prefeitura lançou o Rolê Afro – Conexões Black Money, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (1⁰), no Cine Metha Glauber Rocha, no Centro. Além do lançamento, o evento marcou ainda a entrega do Selo da Diversidade, com a presença das 150 entidades participantes da iniciativa, e contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita Ana Paula Matos, da titular da Semur, Ivete Sacramento, subsecretário de Cultura e Turismo, Érico Mendonça, Morgan Doyle, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, dentre outras autoridades.

O Rolê Afro é uma parceria entre as secretarias de Cultura e Turismo (Secult) e da Reparação (Semur), e integra o Plano Afro, no âmbito do Prodetur Salvador, visando a criação de dez roteiros identificados, além de outros 30 pontos de visitação ligados à africanidade soteropolitana, com temas como gastronomia, estética, história, artes e empreendedorismo. A iniciativa terá o custo de quase R$1 milhão e dez meses para a conclusão das fases de identificação, mapeamento, confecção e distribuição dos roteiros para que os visitantes possam encontrar toda a cultura ancestral afro que a capital baiana proporciona.

“Através do Rolê Afro, oferecemos conteúdos para todo mundo que quer conhecer nossas origens. Esses roteiros servirão para apresentar nossa cidade de uma outra forma, e esse talvez deverá ser nosso principal diferencial”, pontuou o prefeito Bruno Reis.

O chefe do Executivo municipal ainda lembrou o esforço empreendido pela Prefeitura para capacitar e dotar todo o setor turístico soteropolitano, para competir em iguais condições nos cenários nacional e internacional. “Disputamos a primeira posição como destino turístico do Brasil, mas faltava algo fundamental, que era definir qual conceito, sobre de que forma a cidade quer se posicionar no Brasil e no mundo. Estamos construindo uma nova capital, através da influência da cultura africana e que se mostra no nosso patrimônio cultural, histórico, em nossa culinária e essência. A partir desse legado e história podemos gerar oportunidades de emprego e renda”, declarou.

A secretária Ivete Sacramento destacou que o Rolê Afro pretende capitalizar o potencial turístico de Salvador, a partir de roteiros de africanidade, propondo conexões para que essas visitações tenham maior visibilidade e mais capilaridade, potencializando ainda os agentes de turismo negros da capital baiana.

Para Érico Mendonça, a estratégia apresentada hoje é uma forma de inserir cada vez mais a população negra nas atividades do turismo em Salvador. “Trata-se de uma inserção econômica, para que essa população tenha ganhos efetivos por meio do turismo. A iniciativa acontece tanto na área econômica, gerando ganhos, como na cultura e na educação, pois são oferecidos diversos eventos de capacitação e mentorias, criação e divulgação de eventos relacionados à cultura de Salvador. Queremos mostrar que essa é uma cidade diferente, com maior número de negros fora da África, e queremos apresentar ao mundo todo esse potencial”, disse o subsecretário.

Morgan Doyle, representante no Brasil do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que também integra o grupo de entidades a receber o Selo da Diversidade, destacou a importância da parceria com a Prefeitura. “Uma palavra que resume bem este sentimento é satisfação, pois é um grande orgulho para nós integrar esse projeto visionário da Prefeitura, que coloca em destaque a herança africana da cidade, como centro de atenção no turismo, além de um palanque para a comunidade afrobaiana”.

Funcionamento – O Rolê Afro surgiu a partir de demandas antenadas a tendências de mercado, conectando negócios, instituições e atores da cena afro de Salvador que já atuam neste segmento. Os que já existem e forem aprovados pela comunidade serão melhorados, formatados para comercialização e beneficiados com material de divulgação e apresentação ao mercado. Os que serão criados, passarão pelos mesmos processos: validação com a comunidade, estruturação, formatação, comercialização nacional e internacional, material promocional, sinalização, capacitação e mentoria.

Cada ponto dos roteiros será trabalhado com consultoria especializada para o seu desenvolvimento, de modo a estimular a emoção e gerar a sensação de viver a Salvador naquilo que ela tem de mais singular. Esses roteiros, depois de desenvolvidos e formatados em todas as suas etapas e validado pelos atores locais – textos de apresentação, duração, capacidade, carga, além do cálculo dos valores agregados – serão apresentados ao trade turístico (nacional e internacional), com foco nas grandes operadoras, agências de receptivo e guias locais, através de famtours, ou outro formato decidido coletivamente.

A consultoria será responsável ainda por elaborar um diagnóstico das necessidades de pequenos reparos e intervenções nos pontos de visitação e roteiros selecionados, a fim de propiciar segurança e melhor experiência da visitação.

Selo da Diversidade – Outra iniciativa importante para o público afro da cidade A titular da Semur falou sobre a importância do Selo da Diversidade para reforço da identidade e combate ao preconceito na capital baiana. “Hoje temos aproximadamente 150 empresas participantes do Selo da Diversidade Étnico-Racial da cidade. Ele faz parte do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), no seio das empresas. E, diferente de outros prêmios, trata-se de um programa de compromisso mútuo entre as empresas e a Prefeitura, trabalhando juntos para combater o racismo no seio das instituições, além de incluir pessoas negras no mercado de trabalho, e com possibilidades iguais de crescimento profissional”.

O Selo da Diversidade é dividido em duas categorias: Compromisso e Reconhecimento, onde é premiada a empresa que promove atividades para incluir os jovens negros.

Foto: Betto Jr./Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *