Primeiro prefeito de Itororó e ex-deputado estadual por seis mandatos consecutivos, Eujácio Simões Viana completaria 100 anos nesta sexta-feira, 31 de março.
Nascido em Itabaianinha, Sergipe, Eujácio veio para Bahia como tropeiro e obteve grande destaque como comerciante e também como pecuarista.
Na década de 1950, lutou pela emancipação do município de Itororó, no Sudoeste do estado, quando este ainda era um distrito de Ibicaraí. Além de ter conseguido a emancipação de Itororó em 1958, Eujácio Simões foi eleito o primeiro prefeito da cidade (1959-1963).
Foi fundador da Fazenda Estrela do Oriente, em Itapetinga, sendo pioneiro na criação de gado Zebu e do Nelore PO (Puro de Origem). Sua fazenda é até hoje uma referência para pecuaristas de todo o Brasil.
Em 1987, Eujácio Simões desistiu espontaneamente da carreira política, passando a se dedicar exclusivamente a suas fazendas e de sua família.
Vinte anos depois, no ano de 2007, ele faleceu deixando a esposa, Dona Iraci, sua companheira até o final da vida e mãe dos seus quatro filhos.
“Eujácio Simões foi um homem além do seu tempo. De origem humilde e pouco estudo, veio para a Bahia como tropeiro e conseguiu sucesso nos negócios e na política com muito trabalho e visão de futuro. Este é o seu grande legado”, destaca o administrador Mateus Simões, neto de Eujácio.
A santa missa em homenagem ao centenário de nascimento de Eujácio Simões será celebrada nesta sexta-feira, às 18h, na Igreja da Vitória.
Foto: Divulgação