A Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte (STT), apresentou nesta quarta-feira (12) o novo sistema de transporte público da cidade. Com a adesão de quatro empresas privadas e 60 ônibus no total, sendo 40 para a sede e 20 para a orla, o serviço deve entrar em operação nos próximos 60 dias, conforme estimativa da gestão municipal.
O chamamento público para prestação de serviços de transporte, publicado pela STT em março, trouxe a proposta de seis empresas. Quatro foram classificadas e habilitadas. Destas, três irão atuar e uma ficará de reserva. Além do transporte regular, haverá o complementar para atender a localidades mais distantes do município. A Prefeitura também irá implantar novas sinalizações nos pontos de ônibus da cidade.
“A boa notícia é que quatro empresas estão credenciadas para oferecer o transporte de Camaçari, que estão acreditando no nosso modelo de transporte, na nossa palavra. Acredito que após as empresas conhecerem nosso sistema, vamos fazer uma licitação definitiva, para que o sistema de transporte de Camaçari tenha saúde por um bom tempo”, afirmou o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo.
A criação de um novo sistema de bilhetagem eletrônica também foi anunciado nesta quarta. O novo cartão se chamará Vai Card e terá integração com ônibus da Região Metropolitana de Salvador e com o metrô da capital baiana, além de tarifa fracionada para alguns trajetos. O novo sistema de transporte é chamado de “Vai Camaçari”.
O prefeito Elinaldo também anunciou que o estacionamento em locais públicos também será regulamentado, criando a zona azul do município, que visa organizar, promover a rotatividade e o financiamento do sistema de transporte coletivo.
“O transporte público é fundamental para a vida das pessoas e o desenvolvimento da cidade. As pessoas precisam voltar para o transporte público, porque o sistema funciona na autossustentabilidade”, afirmou Hélder Almeida, diretor-superintendente da STT. Ele destacou que motoristas que atuam no transporte irregular e que tiverem as condições previstas poderão ser contratados pelas empresas.
Três termos de autorização de abertura de processos licitatórios foram assinados por Hélder nesta quarta (12), durante coletiva para anunciar as mudanças: um para a criação da Zona Azul e outro para regularização da prestação de serviço público de transporte complementar de passageiros por micro-ônibus e vans. O terceiro foi para contratar o Sistema de Bilhetagem Eletrônica também.
Vai Card
Um novo sistema de bilhetagem eletrônica foi anunciado pela Prefeitura de Camaçari, o Vai Card. O sistema será integrado com o metrô de Salvador e com os ônibus que realizam o transporte na Região Metropolitana de Salvador.
O Vai Card prevê gratuidade para idosos e pessoas com deficiência, além de meia-passagem para estudantes cadastrados pelas escolas.
Com o novo sistema, a recarga será facilitada e poderá ser feita de qualquer lugar, não mais em um ponto específico. Ele contará, ainda, com um aplicativo, que permitirá o usuário acompanhar o ônibus, com georreferenciamento, que promoverá uma fiscalização inteligente, e a cobrança fracionada para, por exemplo, os usuários da orla, que pagarão por trecho percorrido.
Zona Azul
Uma licitação para contratação de empresa que irá gerenciar a Zona Azul da cidade será lançada pela Prefeitura de Camaçari. No fim de semana a zona azul será suspensa na sede e em Vila de Abrantes, mas mantida na costa. A tarifa do estacionamento deve variar entre R$ 3 e R$ 20. Uma porcentagem do valor arrecadado pelo sistema será destinado para o Fundo Municipal de Transporte.
Um dos projetos enviado para a Câmara nesta quarta (12) pela Prefeitura de Camaçari foi a de contratação de estudantes do nível médio para atuar nos pontos de ônibus da cidade. Eles serão responsáveis por dar orientações à população, como horários, roteiros e auxílio na acessibilidade.
Foto: Divulgação/PMC