Em cerimônia marcada pela fé e emoção, na noite desta segunda-feira (5), o vereador Téo Senna (PSDB) presidiu a sessão de entrega do Título de Cidadão da Cidade do Salvador ao padre Eliomar Gomes da Silva, pároco da Igreja Nossa Senhora do Resgate, no bairro do Cabula. A solenidade, requerida pelo vereador, foi realizada no Plenário Cosme de Farias com a presença de familiares, religiosos, amigos e fiéis da igreja católica, e coincidiu com a data de aniversário do homenageado.
Natural de Paulo Afonso, a cerca de 430 quilômetros de Salvador, padre Eliomar tem uma trajetória de serviços sociais e religiosos prestados à capital baiana, o que fez o vereador Téo Senna conceder a honraria.
Téo Senna disse que não só a sessão era especial, mas o homenageado e todos os que têm a sorte de tê-lo ao seu lado. “Ele que chegou como vigário na Paróquia Nossa Senhora do Resgate, em 2017, e hoje é o pároco da nossa igreja. Um homem de Deus, simples. Com seu jeito altamente acolhedor, cordial e afetuoso, trata a todos sem distinção”, destacou o vereador em seu discurso.
O autor da homenagem enalteceu as ações de caridade praticadas pelo pároco: “Suas ações humanitárias envolvem ir para as ruas e avenidas da nossa cidade a doar para pessoas em situação de rua pão, água, sopa, agasalhos e outros pertences”, destacou Senna.
Emocionado, padre Eliomar agradeceu e deu significado para este momento da sua vida. “Através de um reconhecimento dessa envergadura, só me resta a seguinte conclusão: somos instrumentos de um projeto que não é nosso, mas de Deus. Sei que tudo o que é dado, precisa de um retorno, de uma justificativa, de um porquê. E minha justificativa é dizer que esse prêmio tem uma titularidade que não pertence ao padre Eliomar, pertence ao povo de Deus, sou apenas um instrumento”, destacou o homenageado, ao reafirmar que, se não fosse a pessoa do Cristo ressuscitado e humanizado em sua vida, não estaria recebendo este título.
Trajetória
Padre Eliomar possui uma vida acadêmica voltada para questões religiosas, filosóficas e familiares, com vasta experiência nos serviços sociais. Cursou Filosofia em Olinda (PE); Teologia em João Pessoa (PB); fez licenciatura em Filosofia, no Mosteiro de São Bento, em Salvador; fez bacharelado em Teologia, na Universidade Católica do Salvador (UCSal); tem mestrado incompleto sobre Família na Sociedade Contemporânea, também pela UCSal. Foi ordenado diácono em Jeremoabo (BA), em 1992; e foi ordenado presbítero em 1993, em sua cidade natal, Paulo Afonso.
Padre Eliomar também foi conselheiro e secretário executivo da Cáritas Regional Bahia e Sergipe; pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Saramandaia; Reitor e diretor espiritual do Santuário Nossa Senhora Educadora (Isba); conselheiro e coordenador regional na Associação Nacional de Educação Católica do Brasil. É vice-vigário forâneo nas paróquias São José Operário, em Pernambués; São Francisco de Assis, em Saramandaia; Santa Dulce dos Pobres, no Saboeiro; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Mata Escura; Paróquia do Espírito Santo, no bairro de Tancredo Neves; São Gonçalo do Retiro, no bairro do Retiro; Ceia do Senhor, Cabula VI; além de Nossa Senhora do Resgate, Cabula.
“É evidente a importância de todas as contribuições do padre Eliomar para a comunidade religiosa de Salvador, cidade em que a influência religiosa é extremamente expressiva”, destacou o vereador Téo Senna.
Entregaram a comenda ao homenageado seus irmãos Eduardo Gomes da Silva e Maria da Conceição Araújo, além da cunhada Maria do Socorro Gomes. Ao lado de Téo Senna e padre Eliomar, fizeram parte da mesa o padre André Bento Viana, capelão no Hospital São Rafael e vigário paroquial da Ascensão do Senhor; Zildevan dos Santos, representando a Paróquia do Resgate; José Leão, filho adotivo; Marcelo Sampaio, afilhado; além dos amigos do homenageado Cristiano Possídio, Gilberto Pedrosa Junior, Eduardo Sérgio e Fernando Macedo. O músico Frederico Oliveira se apresentou entoando canções religiosas.
Foto: Valdemiro Lopes/CMS