O Bahia pega o Grêmio, hoje (12), às 19h, em Porto Alegre, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. Um jogador, em especial, pode ser fundamental para a classificação dependendo do que ocorrer durante os 90 minutos.
O goleiro Marcos Felipe foi o herói na eliminação do Santos, com dois pênaltis defendidos. A primeira partida contra o Grêmio terminou em empate de 1 a 1, na semana passada, na Fonte Nova, assim como as duas anteriores pelo torneio nacional. No jogo mais recente com o Cuiabá, pelo Brasileirão, as equipes também ficaram em um gol para cada lado.
Considerando esse histórico recente, em que os empates têm sido frequentes, é preciso considerar mais fortemente a possibilidade da partida, que definirá uma das equipes que disputam a semi, seguir para a disputa de pênalti. O time gaúcho tem Suárez como a sua principal referência no ataque e como cobrador de pênaltis.
O atacante uruguaio já marcou gol de pênalti em uma partida importante na temporada, na final do Campeonato Gaúcho, contra o Caxias, mas perdeu em outras duas ocasiões, enfrentando o Ferroviário, na Copa do Brasil, e o Santos, no Campeonato Brasileiro, em que isolou a cobrança por cima do gol.
No ano passado, Luis Suárez perdeu um pênalti em sua retorno para o Nacional, do Uruguai. Ou seja, enquanto o histórico recente do principal jogador de ataque do Grêmio nas cobranças de penalidades é ruim, o retrospecto do arqueiro do Bahia é decisivo.
Prováveis escalações:
Grêmio – Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo e Reinaldo; Bitello e Cristaldo; Suárez (Vina). Técnico: Renato Portaluppi.
Bahia – Marcos Felipe; Cicinho, Gabriel Xavier, Kanu e Ryan; Rezende e Acevedo; Ademir, Cauly (Mugni) e Kayky; Everaldo. Técnico: Renato Paiva.
Foto: Felipe Oliveira/E.C.Bahia