A Prefeitura de Salvador entregou à população na noite desta quinta-feira (20) mais uma praça, desta vez no bairro do Arraial do Retiro. Localizado na Rua Soares Filho e batizado em homenagem a João Pereira da Costa, antigo morador da região falecido há 27 anos, o novo espaço foi entregue pelo prefeito Bruno Reis, ao lado do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro, e do secretário municipal de Manutenção da Cidade (Seman), Lázaro Jezler Filho, além outras autoridades e lideranças.
A praça possui uma área de 1.700 metros quadrados e está equipada com um parque infantil, mini quadra, espaço de jogos e uma academia de ginástica para prática de exercícios ao ar livre. Além disso, recebeu paisagismo e nova iluminação. Um dos destaques da inauguração foi o fato de o canal ter sido completamente coberto.
Bruno Reis enfatizou que a praça foi projetada para dar mais qualidade de vida às pessoas, ofertando mais uma opção de lazer à população, e ressaltou as intervenções realizadas pela Prefeitura no Arraial do Retiro. “Todas as obras aqui realizadas nós estávamos presentes. As encostas, as escadarias, a unidade de saúde, os campos e quadras, a iluminação em LED, e hoje essa linda praça com a cobertura do canal”, disse.
Bruno Reis também destacou o impacto positivo das obras no bairro. “Como é bom chegar em um local e ver o resultado do seu trabalho, ver a transformação que Arraial do Retiro passou ao longo dos anos. Vocês lembram como era aqui antes e como é hoje. Todas essas obras foram recursos da Prefeitura, recursos de vocês”, emendou o prefeito, ao destacar que, só no bairro, já foram investidos mais de R$ 20 milhões pela gestão.
O presidente da Desal, Virgílio Daltro, ressaltou que a decisão de esperar para inaugurar a praça com o canal coberto foi acertada, atendendo aos desejos da comunidade. “O que eu ouvi agora da comunidade me deixou muito feliz. A qualidade das nossas praças, tanto no Subúrbio Ferroviário quanto no centro da cidade, é igual”, afirmou.
Moradores do bairro também demonstraram satisfação com o resultado das obras. O aposentado José Carlos dos Santos, 69 anos, elogiou a nova praça: “Ficou nota dez. Agora a comunidade deve preservar”. A dona de casa Ana Lúcia Santana, 45 anos, concordou, enfatizando a beleza da praça e a expectativa de que ela seja amplamente utilizada pelos moradores. “Agora cabe a população zelar para que se mantenha assim”, sinalizou.
Foto: Valter Pontes/Secom-PMS