23 de novembro de 2024
  • :
  • :

Treinar para Empregar certifica mais de 35 mil pessoas em Salvador

Treinar para Empregar certifica mais de 35 mil pessoas em Salvador

Desde que foi lançado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), em 2021, o Treinar para Empregar já certificou 35.027 pessoas em diversos cursos de qualificação e capacitação. O programa oferece cursos na modalidade on-line e presencial, e tem como diferencial o acompanhamento das tendências do mercado de trabalho e a preparação das pessoas para preenchimento das vagas disponibilizadas nos serviços de intermediação de mão de obra.

“O Treinar para Empregar tem dado um sonho a mais, facilitado e aumentado as chances de empregabilidade das pessoas, pois nós conseguimos, com os empregadores, trocar as experiências exigidas na carteira pelos cursos do programa. Então, realmente, facilita a empregabilidade. São cursos que aproximam os candidatos dos empregadores, porque quando há uma vaga no Simm, a prioridade são as pessoas que participaram do Treinar para Empregar”, conta a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto.

De janeiro a novembro de 2023, a Semdec, em parceria com algumas instituições de ensino, ofereceu 220 cursos e oficinas para a população, com um total de 5.049 inscritos. Ao final das aulas, 2.693 pessoas foram certificadas, a maioria em cursos na modalidade presencial, mas uma parte também em cursos on-line.

Mulher Salvador – O maior destaque foi o projeto Mulher Salvador, que teve 1.256 matrículas, perfazendo um total de 74% de efetividade. O programa foi pensado em um formato que visa tanto a empregabilidade quanto o empreendedorismo, permitindo que a mulher opte por um caminho conforme o próprio potencial.

Para isso, faz parte das trilhas de aprendizagem do projeto a mentoria-oficina, que orienta para as carreiras do mercado de trabalho e em relação ao desenvolvimento do próprio negócio, ampliando assim os horizontes das mulheres que passam pelo projeto.

Uma das beneficiadas pelo projeto Mulher Salvador é Juliana Santos, de 39 anos. Ela foi aluna do curso de almoxarife, disponibilizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), unidade Dendezeiros.

“Muita coisa mudou na minha vida após o curso. Eu já vou começar a trabalhar nas próximas semanas na área de logística, que é parecida com a de almoxarife, em uma empresa de açaí. Eu espero ser efetivada e ter a minha carteira de trabalho assinada, que é o meu sonho. Mas, desde já, estou muito feliz e espero que o trabalho seja proveitoso tanto para mim como para o dono. Eu gostei tanto do conteúdo, que agora já me matriculei em um curso de logística pelo Senai, com um desconto que consegui por ter feito o de almoxarife”, conta.

“Antigamente eu não sabia muito o que era almoxarife, achava que era uma profissão que trabalhava com estoque, mas, com o aprofundamento, eu vi que envolve um pouco de logística e também um pouco de administração. Foi muito bom para o meu crescimento pessoal e profissional o aprendizado que adquiri”, acrescenta Juliana.

Trilhas – Maria Eduarda destaca que o Treinar para Empregar oferece os cursos em formato de trilha, desenvolvendo não só a técnica da ocupação, mas também as competências socioemocionais e a automotivação. Diversas trilhas foram oferecidas ao longo de 2023 pela Semdec, entre elas, a Náutica, com 425 vagas; Varejo, com 240 vagas; e Excelência em Saúde, com 144 vagas.

Novas capacitações estão previstas para o mês de fevereiro. Para ficar informado, o cidadão deve se inscrever no site (treinarparaempregar.salvador.ba.gov.br) e acompanhar também as redes sociais da Semdec (@semdec.salvador) e da Prefeitura (@prefsalvador).

“Nós, enquanto Diretoria do Trabalho e Empreendedorismo, acreditamos que a qualificação é a grande força motriz do desenvolvimento econômico. Nós qualificamos profissionais e estamos literalmente preparando Salvador para uma nova economia e para o melhor serviço prestado para que possa, realmente, aumentar a renda dos soteropolitanos”, finaliza Maria Eduarda.

Foto: Lucas Moura/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *