5 de julho de 2024
  • :
  • :

Poeta brasileira Adélia Prado ganha o Prêmio Camões 2024

Poeta brasileira Adélia Prado ganha o Prêmio Camões 2024

Uma semana após conquistar o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, a mineira Adélia Prado, de 88 anos, foi anunciada, nesta quarta-feira (26), como a vencedora do Prêmio Camões deste ano. Atribuído desde 1989 a autores lusófonos pelo conjunto da obra, trata-se da mais importante recompensa da língua portuguesa. A autora receberá € 100 mil (equivalente a cerca de R$ 580 mil).

“Adélia Prado é autora de uma obra muito original, que se estende ao longo de décadas, com destaque para a produção poética”, comentou o júri do Camões, em nota oficial. “É há longos anos uma voz inconfundível na literatura de língua portuguesa”.

Adélia Prado nasceu em 1935, na cidade de Divinópolis, em Minas Gerais. Professora por formação, exerceu o magistério durante 24 anos antes de se consagrar como escritora. O reconhecimento veio aos 40 anos, com o livro de poemas “Bagagem” (1976). Os versos chamaram a atenção do poeta Carlos Drummond de Andrade. “Adélia é lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo”, escreveu ele na época em uma crônica no Jornal do Brasil. Em 1978, ela escreveu “O coração disparado”, com o qual conquistou o Prêmio Jabuti de Literatura, conferido pela Câmara Brasileira do Livro.

Entre poesia, prosa e antologias, Adélia já publicou mais de 20 livros. Os versos dessa católica fervorosa misturam religião, desejo e morte, falando sobre as angústias das mulheres da família que gostam de sexo e temem a Deus.

Foto: Divulgação/CAM




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *