O livro de poesias “Eu, Nosotras” da socióloga Mary Garcia Castro será lançado no mês de setembro. A obra já está em pré-venda com 10% de desconto no site da Amistié Casa Editorial com previsão de entrega no final de setembro.
“São muitas mulheres e, ao mesmo tempo, uma só. Mary Castro, poeta e socióloga, uma das lideranças mais inquietas de sua geração, acha, neste livro, o tom exato de expressão dessas mulheres que ela, aqui, representa com maestria”, afirma a professora Heloísa Teixeira na apresentação do livro.
“É imprescindível que essa memória seja preservada, cantada, repetida, guardada. Que seus impasses, lutos, lutas e amores ainda ressoem, repercutam. Sobretudo, é importante relembrar e reacender seus sentidos a partir de uma perspectiva histórica e política que a distância e o tempo, hoje, permitem”, completa a professora.
Sobre a autora
Mary Garcia Castro é mulher, mãe de dois filhos, avó de quatro netos, feminista e comunista. Nascida no Rio de Janeiro, completou este ano 83 anos. Tem um currículo acadêmico extenso: Com graduação em Ciências Sociais (UFBA, 1968), mestrado em Sociologia da Cultura (UFBA, 1970), mestrado em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ, 1979), e doutorado em Sociologia (University of Florida). É professora aposentada da UFBA.Foi Professora Visitante na UFRJ no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/PPGSA (2019-2021).
Atualmente, Mary Garcia Castro é pesquisadora da Facultad Latino Americana de Ciencias Sociales (FLACSO-Brasil) e pesquisadora visitante emérita na UERJ/IICS-NUDERG com bolsa da FAPERJ desde 9/2021, instituição que lhe permite vários navegar. Foi membro da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento entre 2001-2010; participou da Global Comission of Migration, junto a ONU, (2008-2009). Foi membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia (2011- 2013).
Ela atua principalmente nos temas: juventude, etnicidade e raça; migrações internacionais, gênero, família, mulher, feminismo, sexualidade, identidades e cidadanias, modernidade e metodologia de pesquisa. Presentemente desenvolve pesquisa sobre trabalho doméstico remunerado, epistemologias feministas e o debate sobre reprodução social-trabalho doméstico e maternidade com ênfase em estudos comparativos entre literatura e ensaios assinados por autoras africanas e afrodiaspóricas e aqueles de autoras norte americanas, europeias e brasileiras. Eu, Nosostras é sua primeira ousadia no campo da poesia.
Foto: Divulgação