21 de novembro de 2024
  • :
  • :

Escritor beninense lança livro em Salvador sobre valorização da herança africana

Escritor beninense lança livro em Salvador sobre valorização da herança africana

Como parte das ações do Festival Salvador Capital Afro 2024, evento articulado para desenvolver o afroturismo, posicionando a cidade como destino destaque no segmento, o escritor e ativista do Benin Tèju Baba realizará o lançamento do livro “Os 50 Pioneiros Africanos”. O evento acontece nesta quarta-feira (7), às 14h30, na Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, no bairro do São Gonçalo do Retiro.

A atividade ocorrerá através de uma apresentação especial para crianças e jovens da rede municipal de ensino de Salvador, bem como assistidos pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

A apresentação tem caráter interativo e lúdico, totalmente voltado ao público infantojuvenil, e reforça o compromisso da Prefeitura em dialogar com as comunidades locais, celebrando as contribuições africanas. Também visa promover o incentivo ao aprendizado de outro idioma, ampliando o acesso cultural para jovens e crianças soteropolitanas.

Ao final, será aberta uma sessão de perguntas com o autor, permitindo que as crianças conheçam mais sobre as histórias dos pioneiros africanos, seguidos de uma sessão de autógrafos e distribuição de exemplares do livro, tornando a experiência um marco de aprendizado e inspiração cultural.

De acordo com o escritor, o livro “Os 50 Pioneiros Africanos” busca promover a valorização da identidade negra e inspirar novas gerações. “É um prazer estar aqui e participar do Festival Salvador Capital Afro, em um espaço da representação perfeita de como as culturas e as heranças africanas devem ser celebradas, para expressar toda a diversidade. Meu livro traz a construção sobre a África no mundo e para o mundo. Portanto, se há um lugar no planeta em que sua versão em português poderia ser lançada, esse lugar é justamente Salvador”, comemorou.

Biografia – Tèju Baba é autor e escritor, nasceu no Benin e tornou-se um importante autor e defensor do uso da literatura como ferramenta de transformação social. Suas obras, como “Os 50 Pioneiros Africanos”, exploram figuras históricas africanas que impactaram áreas como ciência, arte, tecnologia e política, promovendo a valorização da herança africana e a reconstrução de narrativas negras.

Foto: Divulgação/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *