9 de janeiro de 2025
  • :
  • :

Estados Unidos: Incêndios obrigam a evacuação de mais de 100 mil pessoas na Califórnia; 5 pessoas morreram

Estados Unidos: Incêndios obrigam a evacuação de mais de 100 mil pessoas na Califórnia; 5 pessoas morreram

Os incêndios atingiram um momento especialmente vulnerável para o sul da Califórnia, que não vê chuvas significativas há meses. Cinco pessoas morreram desde o início dos focos no fim de semana e mais de 100 mil pessoas precisaram deixar suas casas. O fogo ameaça até o famoso bairro de Hollywood na cidade de Los Angeles.

Nesta quinta-feira (9), os alertas de bandeira vermelha regulares permanecem para mais de 10 milhões de pessoas no sul da Califórnia até pelo menos sexta-feira (10), pois a seca contínua e persistente permanece e ameaça provocar novos incêndios.

Embora grande parte do sul do estado deva ver uma breve calmaria nas rajadas de vento até a manhã desta quinta-feira, mas o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS na sigla em inglês) alerta que os ventos devem começar a aumentar ao longo do dia.

O NWS prevê atualmente rajadas de 50 a 80 km/h durante o dia, incluindo para os incêndios Eaton, Lidia e Hurst.

Espera-se que os incêndios Palisades e Sunset tenham ventos mais fracos, com as previsões de quinta-feira projetando rajadas de 17 e 30 km/h.

“Para quinta-feira (9) à noite e sexta-feira (10), os ventos serão um pouco mais fortes, com rajadas de 64 a 88 km/h, e rajadas isoladas de até 112 km/h possíveis em picos”, alerta o serviço meteorológico.

Embora não se espere que esses ventos sejam tão intensos quanto os que ocorreram no início da semana, o ar e as condições de seca persistentes podem fazer com que quaisquer novos focos se espalhem rapidamente de forma descontrolada.

O serviço meteorológico provavelmente divulgará previsões específicas atualizadas para cada um dos incêndios nas próximas horas, dando previsões detalhadas sobre as rajadas de vento que podem ocorrer em cada incêndio entre quinta-feira à noite e sexta-feira.

Foto: Reprodução




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *