Vice-presidente nacional do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto participou na manhã desta quinta-feira (16) da Lavagem do Bonfim, a segunda maior festa popular da Bahia, depois do Carnaval.
“Eu amo esse dia, não só pela fé que tenho em meu coração, mas, também, pela energia que a gente sente nas ruas, daqui da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. Então, é dia de agradecer ao Nosso Senhor do Bonfim e dia de pedir mais uma vez a proteção dele para a gente e para todos os baianos”, afirmou Neto, que também é presidente da Fundação Índigo.
Ritual que se repete há 280 anos, a festa teve início com uma cerimônia interreligiosa na igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Acompanhado pelo prefeito Bruno Reis, e pela vice, Ana Paula Matos, o vice-presidente nacional do União Brasil disse que começou a participar da caminhada muito antes de entrar na política.
“Meu avô [senador Antonio Carlos Magalhães] e meu pai [empresário e ex-senador Antonio Carlos Magalhães Júnior] sempre me levavam para acompanhar os milhares de baianos e turistas que, todos os anos, fazem a caminhada até a Colina Sagrada. Sem dúvida alguma, a Lavagem do Bonfim é um dos maiores eventos religiosos e populares do mundo”.
“Eu não participo da festa como político, mas como cidadão, como baiano que tem muita fé”, acrescentou ACM Neto. De acordo com a Empresa Salvador Turismo (Saltur), 79 entidades foram cadastradas e atuaram ou desfilaram na Lavagem do Bonfim. O tema central deste ano foi “Amado Jesus, Senhor do Bonfim, Nossa Esperança, há 280 anos entre nós”, baseado no Jubileu da Esperança. A imagem de Nosso Senhor do Bonfim chegou à Bahia em abril de 1745.
Foto: Divulgação