Um novo campo de sonhos se abriu para jovens apaixonados por futebol em Salvador. A Paris Saint-Germain Academy, escola de futebol oficial do time francês, inaugurou a primeira unidade própria na capital baiana, a PSG Academy Barra. A mais nova arena foi lançada na manhã deste sábado, 25 de janeiro, e movimentou o terraço do Shopping Barra, com o evento Training Day, um treino experimental que reuniu cerca de 150 meninos e meninas. Com gestão direta da PSG Academy Brasil, a escola reforça o papel estratégico da Bahia como celeiro de talentos do futebol e a intenção de garantir que a metodologia exclusiva seja aplicada de forma completa.
François Marot, vice-presidente da PSG Academy Brasil e diretor Nordeste, destacou: “Optamos por uma unidade própria em Salvador para assegurar que cada detalhe da nossa metodologia seja fielmente implementado, oferecendo uma formação de excelência para nossos atletas.”
“Senti uma boa receptividade, as pessoas abraçaram o projeto. Estamos atendendo a uma demanda da região por uma escola premium que aborde a educação integralmente, usando o futebol como ferramenta, com objetivo de desenvolvimento pessoal e físico dos atletas”, explicou.
Um desses atletas é João Eduardo, de 12 anos, que sonha em jogar profissionalmente. “Vim porque quero aprimorar minhas habilidades. Gostei dos campos, dos colegas e dos treinadores. Quero que continue nesse nível”, afirmou. Seus pais, Fernanda Daltro e Eduardo Ribeiro, celebraram a chegada da unidade. “Ele está no ninho, moramos no entorno. Estamos proporcionando assoalho para que ele possa desenvolver seu talento”, destacou Fernanda.
*Estrutura** – Com três campos society de grama sintética de última geração, espaços multiuso, disponível para eventos e recepções, e uma assessoria dedicada para intercâmbios internacionais, a estrutura impressionou.
“Achei incrível. Estrutura muito boa, campos amplos para as crianças desenvolverem suas atividades. Vi muita técnica nas aulas que pude acompanhar, os professores trabalhando o desenvolvimento de cada criança. Estou esperando meu filho completar a idade para entrar”, elogiou a narradora esportiva e publicitária Manuela Avena.
O jornalista e apresentador Danilo Ribeiro também marcou presença para assistir à participação de sua filha Dara, de 7 anos. “É uma possibilidade de ter no futebol um meio de buscar disciplina, de aprender conceitos, respeitar a vez do colega, saber que na vida a gente ganha e perde. O futebol vira um elo de tantas outras coisas que as crianças podem aprender”, avaliou.
Ele destacou o potencial do futebol como ferramenta educacional. “O futebol é educação. Poucas coisas no nosso país tem o alcance que o futebol tem. Então, se ele influencia tanto a vida das pessoas, ele precisa ser educação. Eu tenho certeza que, através da iniciação no futebol, as crianças aprendem muitos valores.”
Metodologia exclusiva – A expansão global da Paris Saint-Germain Academy é uma das mais marcantes iniciativas de base esportiva no futebol mundial. Com presença em mais de 50 países, a academia não só promove a formação técnica de jovens atletas, mas também se consolida como uma ponte entre culturas.
Igor Pires, diretor técnico nacional da PSG Academy, entrou em campo para acompanhar o treino inaugural e verificar a aplicação da metodologia, que combina desenvolvimento técnico, cognitivo e valores educacionais. “Os alunos terão a oportunidade de treinar com a mesma didática e os mesmos treinos que são feitos em Paris. Nosso objetivo é moldar jogadores inteligentes e criativos, capazes de tomar decisões estratégicas em campo”, completou.
Cerca de 15 mil alunos treinam semanalmente nas 52 unidades espalhadas pelo país, sendo quase 3 mil no Nordeste, região que ocupa um lugar estratégico para a expansão da empresa, com 9 unidades em pleno funcionamento. As aulas da unidade Barra serão iniciadas no próximo dia 3 de fevereiro.
Foto: Divulgação