A Secretaria de Mobilidade (Semob) da Prefeitura de Salvador, tem a partir desta quarta-feira (5), um novo titular: o economista Pablo Souza foi nomeado pelo prefeito Bruno Reis como gestor da pasta no lugar de Fabrizzio Müller, que deixa o cargo após quatro anos. Ex-diretor de Planejamento da própria Semob, Pablo assume o posto com a missão de manter os avanços conquistados pela capital baiana nos últimos 12 anos, como a ampliação do BRT e o aumento das frotas de ônibus elétricos e renovação dos veículos com ar-condicionado.
A transmissão do cargo ocorreu no Palácio Thomé de Souza. O prefeito Bruno Reis destacou que Pablo é um quadro técnico da área, com experiência inclusive na Prefeitura: “É o melhor nome dentre os que avaliamos. Já trabalhou aqui conosco e realizou um grande trabalho à frente da diretoria. Conhece não só o BRT, mas também a modelagem do transporte para grandes eventos, como a Copa do Mundo e o Carnaval. Acima de tudo, conhece a fundo a realidade do transporte público de Salvador. Posso assegurar que é mais uma escolha certeira que fazemos, como lá atrás fizemos com Fabrizzio”, disse.
“Pablo, você tem a dimensão da nossa responsabilidade. Quero que você dê o seu melhor, que você se entregue de corpo, alma e coração. Vá pegar ônibus, rode a cidade toda, vá nos bairros ouvir as pessoas. Onde tiver as maiores queixas, tente entender os problemas. Tudo o que eu me dispus a resolver na vida pública eu consegui resolver. Portanto, vamos trabalhar juntos para que, nesses quatro anos, Salvador tenha um dos melhores sistemas do Brasil de transporte público”, completou Bruno Reis.
Enquanto diretor da Semob, Pablo Souza trabalhou diretamente na implantação de projetos estratégicos, como o BRT Salvador, um dos principais projetos de transporte público da cidade, o Plano Cicloviário, que expandiu a malha de ciclovias e ciclofaixas, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, e a operação do Carnaval, onde coordenou a logística de deslocamento para milhões de foliões ao longo dos últimos 12 anos.
O novo secretário de Mobilidade colocou como uma das suas prioridades elevar o ritmo da renovação da frota de ônibus: “Salvador já alcançou a marca de 40% dos seus ônibus com ar-condicionado. E o prefeito já nos deu a tarefa de, ainda neste ano, alcançar a meta de 70% da frota com ar-condicionado. Até o final de fevereiro, vamos finalizar a entrega de mais 114 ônibus para Salvador”, disse em seu discurso de posse.
Pablo destacou que Salvador deve realizar neste ano a maior entrega de ônibus entre todas as capitais do Brasil, adicionando 500 novos ônibus numa frota de 1,8 mil veículos que rodam atualmente na cidade. “Além dos ônibus já garantidos, temos duas operações de crédito que devem somar mais 400 ônibus, sendo 300 convencionais e 100 elétricos. Além disso, teremos a aquisição de mais unidades pelas próprias operadoras”, afirmou.
O novo secretário também se comprometeu a manter os estudos, iniciados pelo antecessor, a fim de reativar linhas de ônibus que foram substituídas pela integração com o metrô: “O prefeito determinou que a gente utilizasse todas as ferramentas de tecnologia possíveis para continuar avançando na melhoria da qualidade do transporte público. Vamos avaliar cuidadosamente as linhas necessárias e, caso seja oportuno, vamos reativar algumas delas, como já tem sido feito nesta gestão, garantindo atendimento aos usuários”, declarou.
*Balanço* – Nos últimos 12 anos, Salvador investiu em infraestrutura e na modernização do transporte público. Entre os avanços, destacam-se a renovação de frota, que na última semana a cidade chegou a um total de 648 novos ônibus com ar-condicionado entre veículos convencionais e 77 do BRT. O município hoje também conta com o maior terminal público de recarga de ônibus elétricos do Brasil e a terceira maior frota de ônibus elétricos.
Em seu discurso de despedida, Fabrizzio Müller destacou a operação do BRT. Ele revelou que o modal chegou, em dezembro passado, à marca de 1,5 milhão de passageiros transportados por mês. “Com as novas linhas iniciadas agora e as que serão adicionadas, chegará facilmente, até o final deste ano, a mais de 2 milhões de passageiros por mês. Tudo isso só mostra que trazer esse modal para cá foi uma decisão acertada do município, mudando a cara do transporte público da cidade, oferecendo mais segurança e conforto à população”, disse.
Todos os trechos do BRT, ligando as regiões da Pituba, da Rodoviária e da Lapa, foram entregues em 2024, atendendo a 18 bairros. Novos serviços seguem sendo implementados, a exemplo da linha B5 – Rodoviária x Lapa. A linha B2, que atualmente vai da Rodoviária até a Praça Nossa Senhora da Luz, será ampliada até a região do Rio Vermelho ainda em 2025, assim como a primeira linha do BRS, ligando a Lapa ao Aeroporto via orla.
Fabrizzio estava no cargo desde 2021. Antes, atuou por 8 anos como superintendente da Transalvador. “Foram quatro anos de muito trabalho. O sistema de transporte ainda sofre reflexos da pandemia e ainda não voltou ao número de passageiros de antes, o que ocorre no Brasil inteiro. Salvador tem feito aqui soluções que têm sido copiadas em todo o Brasil. Tudo o que tem sido feito aqui tem sido levado e é de fato copiado por outras cidades”, disse.
*Outros avanços* – Em 2024, foi lançado o novo Plano Cicloviário de Salvador, documento que traz um diagnóstico e apresenta diretrizes para o setor na capital baiana. O plano traz como meta que, nos próximos dez anos, a cidade chegue a 700 quilômetros de rede cicloviária. Atualmente, são mais de 300 quilômetros.
O município também vem realizando a maior intervenção da história no Elevador Lacerda. O projeto envolve a atualização técnica da infraestrutura (ar-condicionado, elétrica, sistema de segurança e contra incêndio, entre outros), associada a um tratamento estético que reduza ao máximo o impacto visual e do espaço interno do ascensor. A obra civil no equipamento já foi concluída e, agora, estão sendo realizados ajustes na estrutura eletromecânica para que o ascensor seja reaberto para a população. A previsão é que isso ocorra até o final do mês, antes do Carnaval.
*Perfil* – Formado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Pablo Souza acumula passagens por organizações nacionais e internacionais. Atuou como gerente de transporte da FIFA entre 2013 e 2014, além de ter participado da organização dos Jogos Olímpicos do Rio (2016).
Além do trabalho como diretor da Semob, Souza foi responsável pela organização da mobilidade na Copa América dos Estados Unidos, na cidade de Dallas (Texas), onde atuou como gerente de transportes. Também prestou consultoria para a URUCUIA e o ICLEI, organizações da área de mobilidade, onde colaborou na transição de cidades brasileiras para um modelo de mobilidade sustentável.
Foto: Valter Pontes/Secom-PMS