12 de fevereiro de 2025
  • :
  • :

Embaixada da Espanha e Cervantes realizam jornada acadêmica no IGHB em Salvador

Embaixada da Espanha e Cervantes realizam jornada acadêmica no IGHB em Salvador

Os espanhois têm um vínculo histórico com o Brasil, iniciados há exatos 400 anos. Para celebrar o marco, o Instituto Cervantes e a Embaixada da Espanha realizam, no dia 17, a partir das 8h30, a jornada acadêmica “Salvador da Bahia e seu “sítio e empresa” de 1625. Passado e presente dos laços hispano-brasileiros quatro séculos depois”.

O evento será no auditório do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), em Nazaré. A iniciativa, que coincide com a estadia na capital baiana do navio-escola espanhol Juan Sebastián de Elcano, terá a participação de professores e pesquisadores universitários dos dois países. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço, e dá direito a certificado de participação.

A história tem início em 1625, quando Salvador ainda era a capital do Brasil e estava sob o domínio dos holandeses. Naquele ano, a cidade foi recuperada pela frota de guerra hispano-portuguesa – a maior que até então havia cruzado o oceano Atlântico –, comandada por Dom Fadrique de Toledo Osorio, I Marquês de Valdueza.

Recentemente foi descoberta uma pintura da época, dando acesso a novas informações que permitiram mais esclarecimentos sobre a passagem histórica. Os espanhois encontraram uma grande tela, retratando múltiplos aspectos desses acontecimentos e a imagem de Salvador, com todos os seus edifícios e fortificações. No seminário, haverá revisão histórica dos fatos, especialmente no que diz respeito aos novos avanços da historiografia após a descoberta da referida obra.

Ciclo de palestras

Abrindo a programação do seminário, às 9h, o professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Pablo Antônio Iglesias Magalhães, vai introduzir o tema “Os holandeses em Salvador da Bahia”. Na palestra seguinte, às 9h40, o professor de História da América da Universidade de Salamanca, José Manuel Santos Pérez, abordará “Salvador da Bahia e a História Universal. O impacto da recuperação de 1625”. Catedrático de História Moderna da Universidade Carlos III de Madrid, David García Hernán apresentará, às 10h20, “A recuperação da Bahia de 1625 e a descoberta do quadro ‘Sítio e empresa… por Dom Fradique de Toledo'”.

A Bahia e suas conexões globais e espanholas na coleção iconográfica do Instituto Flávia Abubakir será o assunto da aula seguinte, às 11h20, ministrada pela diretora da própria instituição, Ângela Ferreira. Encerrando as apresentações do dia, às 12h, o professor Carlos J. Castro Brunetto, da Universidade de La Laguna, vai falar sobre “Revisão artística e iconográfica de uma pintura-livro de História: Sítio e empresa da cidade de Salvador da Bahia”.

“Será uma excelente oportunidade de aprofundamento e atualização sobre os vínculos históricos entre a Espanha e Brasil, com o olhar especializado de estudiosos dos dois países”, avalia a diretora do Instituto Cervantes Salvador, Rosa Sánchez-Cascado. Mais informações sobre a programação do evento no Instagram @institutocervantessalvador.

Chegada do navio-escola Juan Sebastián Elcano

A realização da jornada acadêmica coincide com a estadia em Salvador do histórico navio-escola espanhol Juan Sebastián de Elcano, previsto para chegar na cidade no dia 14.

Construída na década de 20, a embarcação tem o nome do marinheiro espanhol que deu a volta ao mundo pela primeira vez em 1522, completando a viagem iniciada sob o comando do marinheiro português – a serviço da Coroa Espanhola – Fernando de Magalhães, falecido no meio da travessia.

Atualmente, funciona como navio-escola, proporcionando uma experiência prática aos estudantes. Possui duas funções principais: a formação de oficiais da Armada Espanhola e o apoio à política exterior ao receber visitantes.

Programação:
8h30 – Abertura
9h – Palestra “Os holandeses em Salvador da Bahia” / Professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Pablo Antônio Iglesias Magalhães
9h40 – “Salvador da Bahia e a História Universal. O impacto da recuperação de 1625” / Professor de História da América da Universidade de Salamanca, José Manuel Santos Pérez
10h20 – “A recuperação da Bahia de 1625 e a descoberta do quadro ‘Sítio e empresa… por Dom Fradique de Toledo'” / Catedrático de História Moderna da Universidade Carlos III de Madrid, David García Hernán
11h – Café
11h20 – “A Bahia e suas conexões globais e espanholas na coleção iconográfica do Instituto Flávia Abubakir” / Diretora da Instituição Flávia Abubakir, Ângela Ferreira
12h – “Revisão artística e iconográfica de uma pintura-livro de História: Sítio e empresa da cidade de Salvador da Bahia” / Professor Carlos J. Castro Brunetto, da Universidade de La Laguna
12h40 – Debate




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *