A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) autorizou a prefeitura de Salvador a implantar a motofaixa na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô) em caráter experimental. A expectativa é a redução do índice de acidentes em 30% e a conscientização de motoristas de autos e pilotos de motocicletas para melhor utilização das vias. A autorização foi publicada no Diário Oficial do município desta quarta-feira (12).
“A autorização vem ao encontro de nossa atuação aqui em Brasília juntamente com a Transalvador e seguindo a orientação do prefeito Bruno Reis de dar mais segurança e mobilidade ao trânsito com foco nos trabalhadores que utilizam motocicletas para locomoção, ou trabalho”, declarou Leo Prates.
Salvador é a terceira capital do País a ser autorizada a implantar a faixa exclusiva para motociclistas. O projeto consiste na redução da largura das faixas de rolamento de veículos em geral, além das faixas destinadas à circulação de ônibus, visando a inclusão de motofaixa. Estão previstas a implantação de sinalização horizontal e vertical, sendo esta última composta por sinalização de advertência, regulamentação e indicação.
A escolha pela Bonocô foi devido ao aumento de 73% de acidentes com motos na via entre 2021 e 2023. O projeto experimental será implantado em um trecho de 2,4 km na pista sentido BR-324 e 1,8 km na pista sentido Centro, totalizando 4,2 km de motofaixa. Para viabilizar a mudança, a velocidade máxima da via será reduzida para 60 Km/h.
Somente em 2024, a Transalvador registrou 3.063 acidentes envolvendo motos na cidade, vitimando fatalmente 84 pessoas, sendo a grande maioria o próprio motociclista (61 mortes de motociclistas). Se comparado com o total de mortes no trânsito em 2024 (142 mortes), 59% foram resultado de sinistros envolvendo motos.
Foto: Reprodução