A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promove nesta terça-feira (25), a partir das 9h, uma audiência pública para debater as invasões de propriedades rurais que estão ocorrendo na Bahia, em especial na região Extremo Sul do Estado.
O encontro vai contar com a presença de representantes do governo do Estado, como as secretarias de Agricultura (Seagri) e da Segurança Pública (SSP), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), deputados, lideranças políticas e produtores de diversas regiões. As invasões de propriedades rurais têm causado grande preocupação e instalado um clima de medo, especialmente no Extremo Sul.
Segundo o deputado Manuel Rocha (União Brasil), presidente do colegiado, a ideia da audiência pública é colocar o problema em debate e buscar soluções para evitar uma escalada da violência. “A palavra de ordem da comissão é resolutividade. Esse é um tema grave e que precisa de uma atuação enérgica das nossas autoridades para evitar a escalada de conflitos violentos”, afirmou.
A situação das invasões de propriedades rurais se agravou nas últimas semanas, com dezenas de casos em diversas regiões da Bahia. A situação é mais grave no Extremo Sul, onde já houve uma morte. Nesta região, há casos de proprietários que não conseguem sair de suas casas em função das invasões.
Foto: Divulgação