A Prefeitura de Lauro de Freitas concluiu, nesta terça-feira (25/3), o primeiro ciclo de entregas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que distribuiu 23.400 litros de leite para 750 famílias, por semana, entre os meses de fevereiro e março. A ação, executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança alimentar e nutricional, garantindo acesso a um alimento essencial para o desenvolvimento infantil e a saúde das famílias.
Com a entrega realizada semanalmente às famílias beneficiadas, o programa tem sido um alicerce nutricional para comunidades carentes de Lauro de Freitas, suprindo a necessidade de cálcio, proteínas e outros nutrientes fundamentais. “Muitas famílias não teriam condições de comprar esse volume de leite”, destacou a nutricionista, Sheila Dionísio, do departamento de Segurança Alimentar da SEMDESC.
A subsecretária da pasta, Lara Félix, esteve presente nas comunidades, durante a entrega que marcou o final deste ciclo. “Para nós, da SEMDESC, é muito gratificante ver esse programa sair do papel. Estamos trabalhando para garantir que as famílias tenham benefícios reais”. Apesar do encerramento do primeiro ciclo, a prefeitura já articula a renovação do PAA Leite, diante dos resultados positivos. “O programa foi tão bem recebido que não podemos parar. É um passo importante para reduzir a insegurança alimentar no município”, afirmou Lara.
O PAA, um programa do governo federal, não só garante alimento para quem mais precisa, mas também fortalece a economia, comprando o leite, que será distribuído, de pequenos agricultores familiares.
Rosangela Souza, diretora do Projeto Vida (Associação Vinde a Mim), relatou a diferença que o leite faz na rotina das famílias. “Muitas pessoas usam não só para consumo direto, mas também em preparos. A economia no orçamento doméstico é significativa, especialmente para mães solo”.
Andreza Costa, mãe de duas crianças e moradora do bairro Lindú, destacou a importância desse alimento. “Meu filho de dois anos adora vitamina e mingau. Sem o PAA, seria difícil manter essa rotina de nutrição. O menor ainda mama no peito, o que é uma economia”.
Já Pai Igor, representante da Associação Religiosa, Cultural e Beneficente Ilê Asé Opô Oyá Sojú (Arcos), reforçou a qualidade do produto entregue pelo PAA. “É leite fresco, sem conservantes, transportado com cuidado para manter as propriedades. Isso faz toda a diferença na vida dessas famílias”.
Além das instituições Arcos e Vinde a Mim, as entidades Legião da Boa Vontade (LBV), em Quintas do Picuaia; Projeto Crescer, em Ipitanga; Cáritas Santo Antônio de Portão; e Aldeias Infantis SOS Brasil, no Centro; também foram beneficiadas.
A Prefeitura de Lauro de Freitas já está buscando a renovação dessa parceria. Com a continuidade, o PAA Leite consolida-se como uma política pública essencial em Lauro de Freitas, combinando nutrição, economia solidária e inclusão social. Esse programa seguirá transformando realidades, assegurando direitos básicos e promovendo saúde e dignidade.
Foto: Tiago Pacheco/PMLF