O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promove importante audiência pública na Comarca de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, para debater os impactos da poluição por metais pesados na cidade. Com participação aberta à população, a audiência acontece no próximo dia 19 de maio, à s 9h30, e propõe soluções para os danos causados pela contaminação de chumbo e cádmio no municÃpio.
A audiência acontece no Salão do Júri do Fórum Odilon Santos e é conduzida pela JuÃza EmÃlia Gondim. A sessão atende à Recomendação nº 158/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como objetivo central examinar os múltiplos aspectos da contaminação ambiental.
O evento vai analisar os danos ambientais provocados pela contaminação; avaliar os impactos materiais, morais, fÃsicos e psicológicos da contaminação; ouvir especialistas, autoridades e cidadãos; e construir caminhos para a mitigação dos problemas identificados.
Como participar
Os cidadãos interessados em contribuir podem se inscrever até 12 de maio, às 23h59, enviando um e-mail para santoamaro1vcivel@tjba.jus.br. A inscrição requer nome completo, RG, CPF, entidade/órgão de participação e um breve texto (máximo 30 palavras) sobre o envolvimento com o tema. Todas as inscrições serão avaliadas pela magistrada, que verificará a pertinência e a legitimidade das manifestações.
Essa audiência representa uma oportunidade única para que a comunidade participe ativamente na busca de soluções para os graves problemas ambientais que afetam Santo Amaro. A participação cidadã é essencial para construir um futuro mais sustentável e saudável.
Foto: Divulgação