12 de abril de 2025
  • :
  • :

Auto: Foton anuncia linha de montagem de caminhões em Caxias do Sul

Auto: Foton anuncia linha de montagem de caminhões em Caxias do Sul

A Foton anuncia neste dia 8 de abril a abertura oficial de sua linha de montagem em regime CKD na cidade de Caxias do Sul (RS). Trata-se de uma linha que, inicialmente, irá montar caminhões a partir de seus componentes importados da China, que chegarão ao Brasil em CKDs (Completely Knocked Down Parts).

Neste primeiro momento, os veículos produzidos na planta serão o semileve Aumark S 315 (nas versões manual e automatizada), os leves Aumark S 715 e S 916, além do médio Aumark S 1217, todos já comercializados pela Foton no Brasil. Também será montado no local o Auman D 1277, caminhão que marca a entrada da Foton no segmento brasileiro dos semipesados e que começa a ser vendido pelas concessionárias brasileiras da empresa em abril.

A unidade industrial conta com seis mil metros quadrados com capacidade de produção de cinco mil unidades por ano e está localizada dentro do complexo fabril da Agrale, em Caxias do Sul.

“É uma linha de montagem moderna, otimizada e altamente eficiente, que será abastecida com peças e componentes de alta tecnologia. Cada caminhão percorrerá oito estações em linha e quatro estações fora da linha, garantindo máxima qualidade em cada detalhe. Em um ciclo de apenas 20 horas, transformaremos peças, tecnologia e inovação em veículos eficientes e robustos, prontos para rodar pelas estradas do Brasil”, explica Fábio Pontes, Diretor de Operações da Foton, que coordenará a fábrica.

Segundo Pontes, a parceria com a Agrale é estratégica para a Foton. “Investimos em uma infraestrutura totalmente nova, com maquinário novo, pois estamos focando na produtividade e na qualidade final dos veículos. Escolhemos o complexo fabril da Agrale devido à sua localização na cidade de Caxias do Sul, que possui uma indústria automotiva forte e dinâmica, com mão de obra qualificada. Além disso, teremos uma logística eficiente com o Porto de Itajaí, em Santa Catarina, de onde chegarão as peças. Isso nos trará velocidade na produção”, conclui.

Inicialmente, a planta montará até sete caminhões por dia, com flexibilidade para aumentar a produção caso seja necessário.

“Essa linha de montagem é um ponto de partida e esperamos aumentar nossa presença no Brasil conforme a demanda for crescendo”, afirma Pontes. “Como oferecemos produtos e serviços de reconhecida qualidade, entendemos que vamos crescer no Brasil de maneira sustentável. Esse é nosso objetivo: expandir o negócio no País e, no futuro, ampliar a produção local e o desenvolvimento de fornecedores nacionais sempre de acordo com a demanda”.

Caminhão 12 milhões

O primeiro caminhão a sair da linha de montagem de Caxias do Sul, o semileve Aumark S 315, representa um marco histórico e de importância mundial para a Foton: trata-se do veículo comercial de número 12 milhões produzido pela empresa desde sua fundação na China, em 1996.

“A montagem em solo brasileiro do nosso veículo 12 milhões marca o início das operações da nossa fábrica em Caxias do Sul e comprova a alta importância estratégica que a Foton dá ao mercado brasileiro”, afirma Pontes. “Ao montar nossos caminhões em território brasileiro, estamos criando raízes cada vez mais fortes no País, reforçando nosso compromisso de longo prazo de oferecer os melhores caminhões do mundo para os transportadores do Brasil. O Aumark S 315 foi escolhido para essa importante ocasião, pois é um dos mais novos lançamentos da Foton no Brasil. Com Peso Bruto Total de 3,5 toneladas, motor Cummins, transmissão ZF, alta tecnologia embarcada e disponível nas versões manual e automatizada, o semileve começou a ser vendido no segundo semestre de 2024.

Além disso, a Foton é a primeira montadora do mundo a atingir 12 milhões de veículos comerciais fabricados em menos de 30 anos.

Fundada em agosto de 1996, a empresa alcançou a marca de 1 milhão de unidades produzidas em 2004. Em 2021, atingiu os 10 milhões de veículos comerciais produzidos. E agora, 28 anos e sete meses após sua fundação, chega aos 12 milhões de veículos fabricados, com a montagem do Aumark S 315 na linha de Caxias do Sul.

“É um recorde que mostra a alta capacidade produtiva da Foton, que pode fabricar mais de 700 mil unidades por ano, sem nunca abrir mão de qualidade, modernidade e eficiência em seus produtos. E o Brasil faz agora parte do nosso gigantesco complexo fabril”, afirma Pontes.

No Brasil, a Foton vende seus veículos através de uma rede de mais de 40 concessionárias estrategicamente distribuídas pelo território nacional e abastecidas por um centro de distribuição de peças localizado na cidade de Itajaí, Santa Catarina. São mais de sete mil part numbers disponíveis para o mercado de reposição.

A meta da montadora é fechar este ano com pelo menos 80 revendas no País.

Sobre a Foton

Fundada em 28 de agosto de 1996, a Foton é uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo, oferecendo a mais abrangente gama de produtos. É também a primeira empresa de veículos comerciais da China a atingir vendas totais de onze milhões de unidades. Os produtos e serviços da Foton estão presentes em 130 países.

A Foton é uma empresa líder em tecnologia limpa e sustentável. O objetivo global da empresa é a redução das emissões de carbono, com foco na eficiência energética, desenvolvimento de produtos verdes e sistemas mais eficientes de produção. A Foton pretende atingir a neutralidade de carbono em suas principais fábricas até 2035 e a neutralidade de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2050.

A Foton comercializa no Brasil, através de uma eficiente rede de concessionárias, o caminhão semileve Aumark 315, os caminhões leves Aumark S 715 e Aumark S 916, o médio Aumark S 1217 e o caminhão semileve totalmente elétrico iBlue 6T.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *